Geral
Castelo onde nasceu D'Artagnan é vendido na França

Ocastelo onde nasceu Charles de Batz de Castelmore, o homem conhecido como D'Artagnan cujas façanhas bélicas inspiraram Alexandre Dumas a criar o personagem mais icônico de "Os Três Mosqueteiros" , será finalmente propriedade de um empresário que o adquiriu para transformá-lo em seu residência, pondo fim ao litígio que existia com uma associação que pretendia convertê-la em museu e espaço educativo.
O Castelo Castelmore, de quase 700 metros quadrados, com fachada ocre, está localizado na vila de Lupiac, em Gers, no sudoeste da França e a cerca de 120 quilômetros de Toulouse. Estava à venda desde 2015 e recebeu uma oferta há dois anos. Agora tem novo dono: o empresário Yves Claude, presidente da empresa francesa Auchan Retail.
A propriedade considerada local de nascimento de D'Artagnan fazia parte de uma disputa público-privada sobre seu destino. Em 2022, o departamento de Gers pretendia adquirir o castelo Castelmore, avaliado em um milhão de euros, como explicou o seu presidente, Philippe Dupouy, à agência francesa AFP, mas a compra não prosperou porque o proprietário exigiu o dobro desse valor. Enquanto diversas associações falavam na possibilidade de fazer uma nova oferta para adquirir o espaço e transformá-lo em museu, no dia 19 de dezembro ocorreu um acontecimento inesperado quando a Sociedade de Ordenamento do Território e Estabelecimentos Rurais de Gers (Safer), que tem direito preferencial sobre o castelo devido aos 150 hectares de terrenos agrícolas que o rodeiam, interessou-se pela proposta de compra de Claude, presidente da empresa de comércio alimentar com presença em 13 países fundada em 1960.
A decisão dos Gers, organismo dependente dos ministérios da Economia e da Agricultura, foi ratificada na sexta-feira e o imóvel ficou nas mãos do empresário, que destacou que a imprensa estava a “difundir erros graves sobre o meu projecto e sobre mim” e com “insinuações maliciosas”. O empresário afirma numa carta enviada à France 2 que “desde o primeiro dia, deixei bem claro ao proprietário e à Safer que o imóvel estaria aberto e que colocaria a minha energia em partilhar este local da melhor forma possível com o público. Quero mostrar a história desses lugares”, afirmou. “A história de D'Artagnan pertence aos habitantes de Gers e aos franceses e não pode pertencer a um indivíduo, nem a uma comunidade, por outro lado, nem servir a um projeto político”, argumentaram alguns meios de comunicação.
Mais lidas
-
1CLIMA
Inmet renova alerta de chuvas intensas para Maceió e mais 33 cidades de Alagoas
-
2RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Jornal: Europa está em guerra com a Rússia, mas também com a própria população europeia
-
3DEFESA
OTAN e EUA estão muito atrasados em desenvolvimento da Marinha em relação à China, diz mídia
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5YOUTUBE
Mano Walter participa de live com Frei Gilson e audiência ultrapassa 2 milhões