Internacional
Brasil reúne hoje chanceleres de Guiana e Venezuela para discutir crise
Encontro no Itamaraty dá continuidade à estratégia de diminuir a temperatura da crise entre as duas nações
Os ministros das Relações Exteriores da Guiana e da Venezuela participam de uma reunião na manhã desta quinta-feira, em Brasília. O encontro, no Itamaraty, será intermediado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Ao GLOBO, interlocutores do Palácio do Planalto informaram que a conversa servirá para que a "temperatura" da crise entre os países continue a ser "esfriada".
Avaliação do Brasil: Maduro seria deposto se decidisse invadir a Guiana, dizem auxiliares de Lula
Veja pontos do acordo: Venezuela e Guiana concordam em não usar força na disputa pelo Essequibo
A ideia não é entrar em detalhes sobre as reivindicações que envolvem território de Essequibo, cobiçado pela Venezuela de Nicolás Maduro, mas continuar o processo de diálogo.
Segundo o Itamaraty, a reunião é fruto da criação da Comissão Conjunta de Chanceleres de Venezuela e Guiana, instância "estabelecida pela Declaração de Argyle para o Diálogo e a Paz entre Guiana e Venezuela, adotada em 14 de dezembro passado, em São Vicente e Granadinas".
Na ocasião, os governos da Venezuela e da Guiana concordaram em não usar a força para resolver o conflito territorial. A região é rica em petróleo. Na declaração, ambos os países também indicaram o Brasil como o local para uma próxima rodada de conversas entre os chefes de Estado dos dois países. Essa reunião, porém, ainda não foi marcada..
Também estarão na reunião desta quinta-feira representantes da Comunidade do Caribe (CARICOM) e do secretário-geral das Nações Unidas.
"O governo brasileiro valoriza o compromisso da Guiana e da Venezuela com o processo de diálogo ora em curso, facilitado por atores e mecanismos regionais. Ressalta ainda o espírito de integração que move os países da América Latina e do Caribe com vistas a consolidar a região como uma zona de paz, cooperação e solidariedade", diz o Itamaraty, em nota.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público