Internacional

Estados Unidos condenam ataques contra abrigo da ONU em Gaza

Nove pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas em decorrência da ação

Agência O Globo - 25/01/2024
Estados Unidos condenam ataques contra abrigo da ONU em Gaza
Estados Unidos - Foto: Reprodução

Os Estados Unidos condenaram nesta quarta-feira o bombardeio mortal contra um abrigo da ONU no sul de Gaza e reiterou os apelos para que os civis sejam protegidos durante a guerra entre Israel e o Hamas. O diretor de Gaza da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) disse nesta quarta-feira que dois projéteis de tanques atingiram um prédio que abriga 800 pessoas em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

Malu Gaspar: ministro do STF divulga mensagem contra Hamas nas redes durante visita a Israel

Leia também: Corte Internacional de Justiça anunciará primeira decisão em caso de 'genocídio' contra Israel na sexta-feira

Na rede social X (antigo Twitter), Thomas White informou que nove pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas.

“Deploramos o ataque de hoje ao centro de treinamento da ONU em Khan Yunis”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel. “Já me ouviram dizer isso antes, já ouviram o secretário dizer isso antes, mas os civis devem ser protegidos e a natureza protegida das instalações das Nações Unidas deve ser respeitada”, disse Patel aos repórteres.

Pressionado sobre se os Estados Unidos estavam em contato com Israel sobre o ataque, Patel recusou-se a entrar em detalhes da conversa.

“Pretendemos continuar a ter estas conversações com o governo israelita e trazer à mesa estas situações muito duras e difíceis”, acrescentou. “Os trabalhadores humanitários devem ser protegidos para que possam continuar a fornecer aos civis a assistência humanitária de que necessitam para salvar as suas vidas”, disse o porta-voz.

Os militares israelenses disseram na terça-feira que "cercaram" Khan Younis, a principal cidade do sul de Gaza que se tornou o epicentro dos recentes combates.