Variedades

Ryan Gosling aponta decepção com ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie em indicações no Oscar 2024

Indicado como melhor coadjuvante, ator disse que não 'existe Ken sem a Barbie'

Agência O Globo - 24/01/2024
Ryan Gosling aponta decepção com ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie em indicações no Oscar 2024
Ryan Gosling aponta decepção com ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie em indicações no Oscar 2024 - Foto: reprodução

Ryan Gosling disse estar "honrado" com a indicação que recebeu ao Oscar de melhor ator coadjuvante por interpretar Ken no filme "Barbie". No entanto, o artista também descreveu estar decepcionado com a Academia Cinematográfica de Hollywood com a ausência de indicações de Greta Gerwig, em melhor direção, e de Margot Robbie, em melhor atriz pelo papel principal - sendo que o filme está selecionado para disputar o prêmio principal da premiação.

“Não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie", disse o ator, que já foi indicado em outras duas ocasiões (melhor ator por "La la land", em 2017, e por "Half Nelson: Encurralados", em 2007).

À emissora de TV CBS, Ryan mandou um comunicado dizendo que estava "extremamente honrado por ter sido indicado pelos meus colegas ao lado de artistas tão notáveis ​​em um ano de tantos grandes filmes”. Ele descreveu Greta Gerwig e Margot Robbie como "as duas pessoas responsáveis ​​por este filme histórico e mundialmente celebrado".

“Nenhum reconhecimento seria possível para qualquer pessoa no filme sem o talento, coragem e genialidade delas", disse Ryan. “Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicados em suas respectivas categorias seria um eufemismo. Contra todas as probabilidades, com nada além de um par de bonecos sem alma, com pouca roupa e, felizmente, sem virilha, elas nos fizeram rir, partiram nossos corações, impulsionaram a cultura e fizeram história. Seu trabalho deve ser reconhecido junto com outros muito merecedores nomeados".

Outra atuação do filme indicada pela Academia foi a de America Ferrera, indicada na categoria de coadjuvante. Ryan celebrou a nomeação da colega, que também disse estar decepcionada com o fato de a diretora e a protagonista do filme terem sido esquecidas.

“Fiquei incrivelmente desapontada por elas não terem sido indicadas. Greta fez quase tudo que um diretor poderia fazer para merecer isso. O que Margot alcançou como atriz é realmente inacreditável", afirmou America à revista Variety.

"Barbie" foi indicado a oito categorias no Oscar 2024: melhor filme; melhor ator coadjuvante (Ryan Gosling); melhor atriz coadjuvante (America Ferrera); melhor roteiro adaptado; melhor música original (I´m just Ken); melhor música original ("What Was I Made For?"); melhor figurino e melhor design de produção.