Artigos
Figuras Notáveis VI

A minha Paulo Jacinto tem filhos notáveis, a saber: o Padre Pedro Teixeira Cavalcante, nascido em 23 de fevereiro de 1936. Mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), mestre em Teologia pela citada Universidade Romana, doutorou-se em Teologia pela sua formação no Seminário Maior: Pontifício Colégio Pio Brasileiro e Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).
Nas suas atividades Pastorais e Ministeriais, destacou-se exercendo os cargos de pároco da Paróquia Divino Espírito Santo (Jatiúca-Maceió); Monsenhor (Capelão de Sua Santidade, o Papa); Vigário do Conselho Episcopal para o clero; Prefeito dos Estudos do Seminário Arquidiocesano de Maceió; Membro do Cabido Arquidiocesano; Membro do Conselho Consultor, Membro da Academia Alagoana de Letras, bem como do vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Por outro lado, o Padre Pedro Teixeira Cavalcante exerceu as funções de Capelão Militar da Polícia Militar de Alagoas, Professor do Instituto Teológico Pastoral, Professor-adjunto aposentado pela Universidade Federal de Alagoas. Exerceu, também, o cargo de diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFAL, ex Diretor da Fundação Educacional de Maceió e outros tantos relevantes cargos que marcaram sua trajetória sacerdotal.
Poliglota, fala fluentemente o inglês, espanhol, francês e outras línguas estrangeiras. Por essas razões, escreveu diversos livros: Diálogos com o meu Senhor (1965); O Caminho do Amor (1966); Luzes do Caminho (1967); Notas para as Aulas de História, 2 v. (1969-1970); Para uma Filosofia da História (1973); Prolegômenos sobre os Críticos da Filosofia da História (1977); A Imprensa Alagoana no Arquivo Pernambucano (1977); Epistemologia e Epistemologias (1979); Deus e Religião em João Batista Vico (1986); Rezando com Santa Terezinha (1988); Catecismo sobre o Papa (1991), e outras obras notáveis no contexto religioso.
Diga-se, de passagem, o notável sacerdote escreveu artigos publicados em Revistas Cientistas: Atualidade Viquiana (1997); A epistemologia do “Wiener Kreiss “ (1978); La Scienza Nuova (1979); Alguns Princípios Básicos de Historiologia (1980); Teologia e Teologias (1982); O Pensamento Filosófico-Histórico de J.B. Vico (1982). Demonstrando assim, conhecimento elevado no contexto da literatura universal
Nesse sentido, o excelso Padre Pedro Teixeira Cavalcante, sem favor nenhum, merece destaque na série Figuras Notáveis. Representa à altura o clero alagoano. Um verdadeiro apóstolo de Cristo a serviço da Humanidade. Paulo Jacinto, por sua vez, sente-se orgulhosa de tê-lo como filho ilustre na esteira da contemporaneidade.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda