Internacional

Sucessão de Magrette: Veja fotos das coroas e joias da realeza dinamarquesa

Frederik, príncipe herdeiro e sucessor do trono da rainha, será declarado rei neste domingo

Agência O Globo - 12/01/2024
Sucessão de Magrette: Veja fotos das coroas e joias da realeza dinamarquesa

Com a abdicação do trono da rainha Margrette II, que acontecerá neste domingo, as coroas e joias da realeza dinamarquesa serão passadas para o próximo monarca, seu filho e futuro rei Frederik X. Ao contrário da tradição real britânica — e como ocorreu com o rei Charles III no ano passado —, não haverá uma cerimônia formal de coroação para o príncipe herdeiro Frederik. Em vez disso, o novo rei será declarado na mesma reunião do Conselho de Estado que formalizará a abdicação da rainha.

Sucessão de Margrette: Cerimônia 'sem pompa', rainha artista e conexão com a monarquia britânica marcam abdicação na Dinamarca

Polêmica: Conheça o príncipe Frederik, futuro rei da Dinamarca suspeito de ter caso com socialite mexicana

Coroa do rei

A coroa do rei, feita no século XVII, foi originalmente usada pelos reis desde Christian V a Christian VIII. Com um peso de pouco mais de dois quilos, a coroa é toda em ouro e com pedras lapidadas, sendo duas granadas vermelhas e duas safiras, das quais a maior remonta a Frederik I, possivelmente datada de 1474. Também contém um diamante lapidado no topo, atrás do qual o monograma do rei Christian V em fio dourado pode ser visto.

Hoje, a coroa só é utilizada cerimonialmente, durante o chamado castrum doloris, um evento fúnebre.

Coroa da rainha

A coroa da rainha foi feita para a rainha Sophie Magdalene pelo joalheiro da corte Frederik Fabritius, em 1731, sendo usada até 1840. Segundo o site oficial da família real dinamarquesa, acredita-se que algumas das pedras lapidadas no item tenham vindo da coroa da rainha Sophie Amalie, no século XVII.

Joias da coroa

As joias da coroa dinamarquesa hoje consistem principalmente em quatro conjuntos, também chamados de guarnições: um de diamantes em talhe brilhante, um conjunto de esmeraldas, um conjunto de pérolas e rubi e um conjunto de diamantes em talhe rosa.

Propriedades do Estado, os conjuntos estão à disposição do regente. No caso da rainha Margrette, ela geralmente as utilizava juntamente com trajes de gala nos banquetes anuais de Ano Novo, em visitas de Estado e em outros grandes eventos — mas nunca fora da Dinamarca.

Conjunto de diamantes em brilhantes

Infográfico: Rainha era prima de 3º grau de Elizabeth II; veja como as duas famílias se conectam

Conjunto de brilhantes composto por colar com sete pendentes, broche em forma de buquê floral e brincos. Feito em 1840. O conjunto remonta às rainhas Sophie Magdalene, Caroline Mathilde e Juliane Marie.

Conjunto esmeralda

Conjunto de esmeraldas e brilhantes com diadema, colar, broche e brincos. Feito em 1840, era originalmente um presente do rei Christian VI para Sophie Magdalene em 1723.

Conjunto de pérolas e rubis

Rainha pop: Plebeia, futura rainha da Dinamarca sonhava em ser veterinária, mas hoje é mais popular que marido-príncipe

Conjunto de pérolas, rubis e diamantes com colar, broche e brincos. Feito em 1840 por CM Weisshaupt. O colar de pérolas pertencia à consorte de Christian V, Charlotte Amalie.

Conjunto de diamantes em talhe rosa

Confira: Videográfico especial mostra como fica a linha de sucessão com a coroação do Rei Charles III

Conjunto de diamantes em talhe rosa com cinto e broche para dividir em 4 broches menores e dois colares. Feito em 1840. As pedras pertenciam à princesa Charlotte Amalie, irmã do rei Christian VI.