Internacional

Sucessão de Margrette: rainha era prima de 3º grau de Elizabeth II; infográfico mostra como as duas famílias se conectam

Ambas deixaram herdeiros homens como sucessores de seus respectivos tronos: o rei Charles III, coroado no ano passado, e o futuro rei Frederik X

Agência O Globo - 11/01/2024
Sucessão de Margrette: rainha era prima de 3º grau de Elizabeth II; infográfico mostra como as duas famílias se conectam
Margrette - Foto: Reprodução

As famílias reais europeias historicamente se conectaram por meio de inúmeras alianças matrimoniais, criando laços intrincados entre diferentes monarquias. Um exemplo desses vínculos é a rainha Margrette II, que abdicará oficialmente ao trono da Dinamarca neste domingo, e rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que morreu em 2022. Primas de terceiro grau, ambas deixaram herdeiros homens como sucessores diretos de seus respectivos tronos: o rei Charles III, coroado no ano passado, e o futuro rei Frederik X.

Sucessão de Margrette: Cerimônia 'sem pompa', rainha artista e conexão com a monarquia britânica marcam abdicação na Dinamarca

Polêmica: Conheça o príncipe Frederik, futuro rei da Dinamarca suspeito de ter caso com socialite mexicana

Veja como as famílias se conectam:

Origem na Era Vitoriana

Tudo começa com a rainha Vitória (1819-1901), a soberana britânica que reinou por mais tempo até a era de Elizabeth II. Vitória ascendeu ao trono do Reino Unido em 1837, desempenhando um papel crucial durante a chamada Era Vitoriana.

Rainha pop: Plebeia, futura rainha da Dinamarca sonhava em ser veterinária, mas hoje é mais popular que marido-príncipe

Matriarca de uma extensa rede de casamentos reais entre suas descendências e outras casas nobres europeias, Vitória é também comumente conhecida como "Avó da Europa". Não à toa. Da sua união com o príncipe Albert de Saxe-Coburgo-Gota, nasceram nove filhos: Vitória, Albert Edward, Alice, Alfred, Helena, Louise, Arthur, Leopold e Beatrice.

De Edward VII a Elizabeth II

Desses nove filhos, Albert Edward se tornaria rei Edward VII, monarca do Reino Unido e dos domínios britânicos de 1901 até sua morte, em 1910. Nascido em 1841, foi o príncipe de Gales antes de ascender ao trono — assim como o príncipe William, hoje o primeiro na linha de sucessão do Reino Unido, herdeiro de Charles III, que ocupou o posto por décadas.

Casado com a princesa Alexandra da Dinamarca, o reinado de Edward VII foi marcado por uma época de avanços sociais e tecnológicos, conhecida como "Era Eduardiana". Com a morte do monarca, o mais velho de seus seis filhos, George V, sucedeu-o no trono.

É a partir do reinado de George V que a antiga Casa de Saxe-Coburgo-Gota passou a ser conhecida como Casa de Windsor, a casa real britânica até os tempos atuais. Formada em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, foi uma resposta às tensões e hostilidades relacionadas à monarquia britânica na época. O rei George V sentiu que, devido ao aumento do antagonismo contra tudo que soasse alemão durante a guerra, seria apropriado mudar o nome da casa real.

Da união com a princesa Marie de Edimburgo nasceram seis filhos, incluindo outro que se tornaria rei, mas inesperadamente: príncipe Albert, ou rei George VI. Ascendendo ao trono após a abdicação de seu irmão mais velho, Edward VIII (que não chegou a ser coroado), foi monarca do Reino Unido e dos domínios britânicos de 1936 até sua morte, em 1952.

Confira: Videográfico especial mostra como fica a linha de sucessão com a coroação do Rei Charles III

Foi sua filha mais velha, a princesa Elizabeth, quem ascendeu ao trono em seguida, tornando-se rainha Elizabeth II. A rainha foi coroada no dia 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster, em Londres. Reinou por sete décadas e sete meses, sendo o reinado mais longevo da História britânica.

A rainha morreu em setembro de 2022, deixando o caminho para seu primeiro filho, Charles, tornar-se rei após décadas de espera.

De Arthur a Margrette II

Aqui, ao contrário da linhagem de Elizabeth II, a da rainha Margrette II descende de mulheres e seus casamentos reais.

Irmão do rei Edward VII, príncipe Arthur, ou duque de Connaught e Strathearn, era o sétimo filho da rainha Vitória. Sendo o terceiro homem, e relativamente longe da linha de sucessão ao trono, Arthur se casou com a princesa Louise Margaret da Prússia. A união gerou três filhos, sendo a mais velha a princesa Margaret.

Nascida Margaret de Connaught, a princesa se casou em 1905 com o príncipe Gustaf Adolf da Suécia, que posteriormente se tornaria o rei Gustaf VI Adolf. O casamento foi visto como uma união de grande importância na época, fortalecendo os laços entre os dois países.

O casal teve cinco filhos, sendo a princesa Ingrid a única mulher entre os herdeiros. Ingrid se casou, em 1935, com o rei Frederick IX da Dinamarca. Da união, nasceram as três filhas do casal, entre elas, a rainha Margrette II.

Margrette abdicou ao trono em dezembro, justificando a decisão por motivos de saúde. Quem assumirá a responsabilidade será o filho mais velho, Frederik, que se tornará rei oficialmente em uma cerimônia de sucessão no domingo, em Copenhague.