Esportes

Empresa de John Textor estuda vender sua participação no Crystal Palace, diz jornal

Por enquanto, a venda está apenas em fase formativa e nenhum banco foi mandatado para iniciar o processo

Agência O Globo - 10/01/2024
Empresa de John Textor estuda vender sua participação no Crystal Palace, diz jornal
Empresa de John Textor estuda vender sua participação no Crystal Palace, diz jornal - Foto: Reprodução

A Eagle Football Holdings, empresa controlada por John Textor, dono da SAF do Botafogo, está estudando a venda de sua participação de 45% no Crystal Palace, numa medida que poderá ter repercussões na direção do clube e também na Premier League. A informação é do jornal inglês The Independent.

As negociações internas sobre esta perspectiva aprofundaram-se nas últimas duas semanas, embora ainda estejam numa fase inicial e ainda não tenham sido iniciadas ofertas formais com partes externas.

Se o proprietário do grupo, John Textor, decidir vender a participação, isso poderá levar a mudanças mais amplas. As primeiras sondagens indicaram que a maioria dos compradores só consideraria a mudança se conseguisse assumir o controle majoritário do Crystal Palace, o que significaria comprar a participação de 10% de Steve Parish, devido aos seus enormes direitos de voto.

Parish tem sido uma das figuras mais influentes envolvidas na Premier League, enfrentando os clubes mais poderosos nas decisões importantes sobre o futuro do jogo, e qualquer mudança desse tipo no Palace poderia trazer uma grande mudança na dinâmica.

Seria também uma oportunidade cada vez mais rara de comprar uma participação no que hoje é um jogo da Premier League, com o interesse de grupos de private equity atualmente em alta devido à enorme popularidade global da competição.

Por enquanto, a venda prospectiva está apenas em fase formativa. Nenhum banco ainda foi mandatado para iniciar o processo. A ideia foi discutida o suficiente para ser divulgada a potenciais compradores.

Além da participação no Palace, a Eagle Football Holdings também possui Botafogo, RWD Molenbeek, da Bélgica, e Lyon, da França. O grupo foi contatado pelo jornal inglês para uma resposta e o Crystal Palace não quis comentar.