Geral

BBB 24: Vinicius Rodrigues é autorizado a trocar de prótese ortopédica durante prova do líder

Atleta paralímpico, que perdeu a perna em um acidente de moto há 10 anos, preferiu usar uma prótese a prova d´água no BBB

Agência O Globo - 09/01/2024
BBB 24: Vinicius Rodrigues é autorizado a trocar de prótese ortopédica durante prova do líder
Vinicius Rodrigues - Foto: Reprodução

O Big Brother Brasil estreou ontem com uma prova do líder de resistência. O ato não é uma surpresa para o medalhista paralímpico de 29 anos Vinicius Rodrigues. O velocista, que foi medalhista de prata em Tóquio, perdeu a perna em um acidente de moto aos 19 anos, em Maringá, no Paraná e desde então usa uma prótese na perna esquerda.

Na prova, ainda durante o ao vivo da Globo, ele chegou a retirar a prótese ortopédica para completar o percurso que precisava passar por uma piscina de gosma verde. Isso levantou muitas críticas de diversas pessoas dizendo que faltou acessibidade e equidade no desafio.

Ainda durante a madrugada, a produção do programa lembrou ao competidor que ele havia levado para a casa uma prótese à prova d'água e foi comunicado que ele podia trocar se quisesse. O atleta respondeu afirmativamente e, alguns minutos depois, fez a troca.

O atleta disse durante o confinamento, inclusive, que trocou recentemente as próteses para o programa. A nova prótese tem tons beges, a antiga era cinza.

Paranaense, de 28 anos, Vinicius fez história para o Brasil ao ser detentor do recorde mundial nos 100m das Paraolimpíadas. Ele completou a prova em 12s11. Em outras competições, como na Open Internacional de Atletismo e Natação, ele cumpriu a prova em 11s95, o recorde dele em provas do gênero.

A prova d´água ou resistentes a água

A tecnologia nas próteses avançou muito nos últimos anos, possibilitando às pessoas com amputações uma melhor qualidade de vida e funcionalidade. Um dos avanços notáveis nesse campo é a criação de próteses à prova d’água e próteses resistentes à água.

As próteses à prova d’água são projetadas para serem completamente imersas em água, sem sofrer danos ou comprometer o seu desempenho. Elas são ideais para pessoas que desejam nadar, tomar banho ou participar de atividades aquáticas sem ter que remover a prótese.

Já as resistentes não são projetadas para serem totalmente imersas em água, mas são construídas para resistir a exposição moderada à água, como respingos, umidade e chuva. Elas são adequadas para situações em que a exposição à água não é prolongada ou intensa.