Internacional
Cemitério muçulmano de Jerusalém é profanado com cabeça de burro
Local do crime fica a poucos metros da Esplanada das Mesquitas, cenário de tensões entre palestinos e israelenses; polícia prendeu o suspeito, que foi acusado de 'perturbar a ordem pública'
A polícia israelense informou, nesta quarta-feira (27), que prendeu o suposto autor da profanação de um cemitério muçulmano aos pés do muro da Cidade Velha de Jerusalém, onde havia pendurado uma cabeça de burro.
Em um comunicado policial, o indivíduo, de 35 anos e de nacionalidade israelense, foi apresentado como um "desequilibrado" que "infringiu a lei e perturbou a ordem pública ao pendurar uma cabeça de burro" no cemitério.
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver uma cabeça de burro espetada na cerca que circunda o cemitério junto à Porta Dourada, a mais antiga e única murada da Cidade Velha.
A polícia informou ainda que o indivíduo estava com um machado quando foi preso e que deteve outra pessoa que o teria conduzido até o local.
O Escritório de Bens Religiosos Muçulmanos (Waqf) indicou, por sua vez, que "um extremista judeu degolou hoje um burro no cemitério da Porta Dourada e pendurou a cabeça sobre túmulos muçulmanos".
A entidade denunciou "uma profanação grave de um dos principais cemitérios históricos muçulmanos de Jerusalém".
O cemitério fica a poucas dezenas de metros da Esplanada das Mesquitas, local de constantes tensões entre palestinos e israelenses, onde se situam a mesquita de al-Aqsa e a Cúpula (ou Domo) da Rocha.
O movimento palestino Hamas invocou a defesa de Al-Aqsa, o terceiro lugar mais sagrado do Islã, em seu ataque terrorista de 7 de outubro, na qual cerca de 1.140 pessoas morreram no sul de Israel, a maioria civis, segundo dados oficiais israelenses.
As operações israelenses de represália na Faixa de Gaza deixaram até agora pelo menos 21.100 mortos, a maioria mulheres, crianças e adolescentes, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas, no poder em Gaza.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia