Internacional
'Bebecita do TikTok': suposta líder do Trem de Arágua é presa na Colômbia
Muito ativa nas redes sociais, Wanda del Valle Bermúdez era procurada pelas autoridades peruanas por ser uma 'cobradora' a serviço de seu ex-companheiro, morto em junho

A polícia colombiana capturou, nesta quinta-feira, uma mulher conhecida como “Bebecita do TikTok”, acusada de liderar uma facção do Trem de Arágua, organização criminosa venezuelana que está entre as mais perigosas da América do Sul.
Entenda: Venezuela destaca 11 mil agentes para desmantelar quadrilha que opera de prisão
Mortal e lucrativa: Rota do Darién vira negócio para políticos colombianos, que cobram milhões de migrantes rumo aos EUA
Muito ativa nas redes sociais, Wanda del Valle Bermúdez, 26 anos, é procurada pelas autoridades peruanas por ser uma “cobradora” a serviço de seu ex-companheiro Christopher Fuentes González, vulgo Maldito Cris, morto em junho durante uma operação.
Através do TikTok, a venezuelana “se vangloriou dos luxos que teve quando era jovem, joias, viagens de moto e iates, relógios, extravagâncias e bebidas finas”, informou a polícia colombiana num boletim.
O dinheiro veio de “vários crimes” cometidos no Peru, como assassinos de aluguel, extorsão, distribuição de armas de fogo e tráfico de pessoas, acrescentou.
Fotografias de Bermúdez e seu ex-companheiro aparecem em uma conta com mais de 50 mil seguidores no TikTok. “Descanse em paz”, diziam os comentários de junho, quando Fuentes foi morto pela polícia peruana. A conta parou de mostrar atividade em dezembro de 2022.
Anistia Internacional: Colômbia, Peru, Equador e Chile não cumprem obrigações humanitárias com venezuelanos
Cenário: Missão da ONU diz que ataque à oposição na Venezuela aumentou às vésperas das eleições
Atualmente, a mulher “apresenta algumas alterações físicas”, disse em conferência de imprensa o general Óscar Arriola, da polícia peruana.
Na conta do TikTok, Bermúdez aparece com o cabelo loiro, enquanto nas fotos divulgadas pela polícia colombiana ele o usa preto e mais curto. Ambos são a mesma pessoa, disse a polícia colombiana à AFP, com base numa tatuagem das fases da lua no peito.
O Trem de Arágua é uma quadrilha criminosa que começou a atuar em 2014 no interior do presídio de Tocorón, no estado de Arágua (centro-norte) da Venezuela. Hoje é uma das maiores organizações criminosas da Venezuela e espalha seus tentáculos por vários países da América Latina, incluindo Colômbia, Chile e Peru.
Mais lidas
-
1ORIENTE MÉDIO
Guerra com Irã pode arrastar os EUA para a 3ª Guerra Mundial, diz ex-assessor do Pentágono
-
2EUA
Trump realiza desejo de desfile militar, que ocorre com tranquilidade apesar de protestos
-
3ATAQUES
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes
-
4PENHORA
Justiça penhora verba da Globo por dívida de TV de Fernando Collor em Alagoas
-
5SEGURANÇA
Adolescente desaparecida em Palmeira dos Índios é encontrada com vida