Internacional

Mia Schem: refém libertada pelo Hamas diz ter sido operada por veterinário em Gaza

Franco-israelense de 21 anos foi raptada por terroristas em rave e ficou 54 dias em cativeiro

Agência O Globo - 03/12/2023
Mia Schem: refém libertada pelo Hamas diz ter sido operada por veterinário em Gaza
Foto: Reprodução

A franco-israelense Mia Shem, de 21 anos, reencontrou a família na última quinta-feira, quase dois meses depois de ter sido raptada por terroristas do Hamas numa rave próxima à Faixa de Gaza, em 7 de outubro. Num dos 54 dias em que foi feita refém dos extremistas, a jovem passou por uma cirurgia num dos braços — performada, segundo a tia dela, por um veterinário.

Tanques, mísseis e navios dos EUA: Veja o arsenal de Israel em contraofensiva contra o Hamas; infográficos e fotos

Tragédia familiar: Palestino que teve filho executado em seu colo por Israel há 23 anos agora chora morte de dois irmãos

Mia Schem apareceu no primeiro vídeo divulgado pelo Hamas com imagens com pessoas feitas reféns pelo grupo desde a ofensiva de 7 de outubro. O registro foi o primeiro a indicar que os sequestrados (ou ao menos parte deles) estão vivos. Mia Schem, de 21 anos, é israelense, tem passaporte francês, e é neta de um chileno. No vídeo, ela afirmava que estava bem, mas queria reencontrar a família.

— Estou em Gaza. Voltei de Sderot, onde estava em uma festa. Eu estava gravemente ferida na minha mão. Passei em uma cirurgia no hospital por três horas. Eles estão cuidando de mim, me dando remédios e está tudo bem. Eu só peço que me levem para casa o mais rápido possível. Por favor — disse Mia.

A jovem foi recebida na base aérea de Hatzerim, em Israel, pela mãe e o irmão. A outra refém liberta junto de Shem, Amit Soussana, de 40 anos, também aterrissou em território israelense.