Brasil
Dono de loja vai doar 45 mil pares de sapato após prejuízo com enchente em SC; vídeo
Empresário do município de Brusque, Wilson Santos teve todo o estoque danificados pelas fortes chuvas da última semana; prejuízo é estimado em mais de R$ 1 milhão
Em meio ao rastro de destruição deixado pelas tempestades em diversos municípios das regiões do Vale do Itajaí, Oeste e Serra, em Santa Catarina, o empresário Wilson Santos foi mais um dos atingidos. Dono de uma loja de sapatos na cidade de Brusque, ele decidiu doar 45 mil pares de calçado, após perder todo o seu estoque durante uma enchente, na última sexta-feira (17).
Chuvas no RS: mais de 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas desde quarta-feira
Antes e depois: Chuvas no MT e MS reduzem focos de incêndios no Pantanal
De acordo com o portal NSC Total, Wilson relata que a água começou a invadir o térreo do estabelecimento por volta das 16h30. Após liberar os funcionários da loja, que também tiveram suas casas atingidas pelas enchentes, o empresário teve a companhia da gerente na tentativa de recolher os itens do estoque, antes que fossem perdidos. A tentativa foi falha, devido à velocidade com a qual a água avançou.
Em poucos minutos, o imóvel, que existe no bairro de Guarani desde 2019, já estava tomado pelas chuvas e foi possível salvar apenas alguns computadores e impressoras. Todos os calçados, armazenados no primeiro andar do estabelecimento, foram perdidos.
— Foi um sentimento de angústia, de tristeza, ao ver tudo aqui indo embora. A água inundava cada setor da loja. E pensar que são anos de trabalho e determinação. Estou há cinco anos sem tirar uma folga, um dia de férias, a nossa loja abre de domingo a domingo. Mas, estamos aqui, confiantes de que vai dar tudo certo — relatou o empresário ao portal catarinense.
Nas redes sociais, o lojista mostrou, em vídeo, o momento em que a água invadiu o estabelecimento e como o local ficou no dia seguinte, após a água baixar. O resultado foi uma pilha com milhares de pares, danificados pela umidade.
Após arrumarem o espaço, formou-se uma montanha de sapatos, que deus a Wilson a dimensão do prejuízo causado pelo temporal. Segundo o empresário, a loja estava com os estoques cheios, visando a a alta nas vendas para o natal. Grande parte dos calçados havia sido entregue por fornecedores durante aquela semana e se encontravam fechados, no depósito da loja, também atingido. O prejuízo é estimado em mais de R$ 1 milhão e não terá cobertura do seguro comercial.
Junto com funcionários, Wilson une forças para realizar a limpeza da loja e reorganizar o espaço, que pretende colocar em funcionamento o quanto antes.
Previsão de mais enchentes em Santa Catarina
De acordo com o Metsul, volumes de chuva elevados são esperados na soma dos próximos dez dias em diversas áreas do Brasil, especialmente em pontos do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país. Com a chegada do verão, a temporada chuvosa, aos poucos, se aproxima com aumento nos volumes de precipitação e dos temporais gerados pelo calor.
Na região Sul do país, como vem ocorrendo desde o inverno, terá de enfrentar novos acumulados mais elevados de chuva durante os próximos dez dias. As regiões com maiores volumes de precipitação são o norte gaúcho e o estado do Paraná, o que deve manter os níveis altos em vários rios catarinenses, atualmente com cotas muito acima do normal. O Vale do Itajaí, uma das áreas mais afetadas pelas tempestades da última semana, deve receber mais 100 a 150 mm de chuvas nos próximos dias.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
5STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe