Esportes
Rádio colombiana aponta guerrilheira responsável pelo sequestro da família de Luis Díaz
Patricia, como é conhecida, é uma liderança do Exército da Libertação Nacional, grupo extremista apontado pelo governo como responsável pelo sequestro

Desde o último sábado, 28 de outubro, o jogador colombiano Luis Díaz, que atua pelo Liverpool, vive dias de angústia. Ele aguarda o desenrolar do sequestro de seus pais, e na última quinta-feira, o governo da Colômbia afirmou que o grupo extremista Exército da Libertação Nacional (ELN) foi o responsável pelo crime, bem como anunciou que negociações estão sendo feitas para a libertação dos reféns. De acordo com a rádio colombiana Blu Radio, a líder do grupo é uma guerrilheira que usa o codinome "Patricia".
O pai do jogador, Luis Manuel Diaz, continua sob a custódia do ELN, enquanto a mãe do atleta foi liberada cerca de 24 horas após o sequestro. Assim, "Patricia" foi apontada como a responsável direta por organizar o crime, e se trata de uma guerrilheira com décadas de experiência participando de grupos armados, e com uma extensa ficha de antecedentes criminais.
De acordo com a imprensa colombiana, "Patricia" faz parte da guerrilha do ELN desde 2006, e já passou por diversos grupos dentro da organização. Ela se tornou uma das lideranças do grupo em 2015, e, de acordo com registros, em 2016 ela foi chefe do departamento financeiro da Cúpula Militar da Colômbia.
Na quinta-feira, o governo colombiano estabeleceu uma série de medidas para iniciar as tratativas com o ELN, para agilizar o processo de liberação de Luis Manuel Diaz. Em nota, foi exigida a libração "imediata" do pai do jogador, bem como a garantia de sua segurança. Enquanto isso, a polícia da Colômbia mantém as buscas pelo local do cativeiro, mobilizando uma força de 130 policiais civis, 110 policiais militares, além de uma equipe de busca especializada, que conta com um helicóptero.
A polícia local também já ofereceu uma recompensa de 200 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 240 mil na cotação atual) para quem tiver informações que possam indicar onde o refém está sendo mantido. O governo também investe em campanhas de mídia para jogar luz sobre o caso e pede ajuda da população para tentar encontrar o cativeiro o mais rápido possível.
Pelas redes sociais, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que já conversou com o jogador do Liverpool. "Falamos com Luis Diaz na tarde de ontem. Estamos trabalhando pela libertação de seu pai", afirmou no X (ex-Twitter).
Na última semana, o jogador não participou dos compromissos pelo Liverpool, ficando de fora nas partidas contra o Nottingham Forest e o Bournemouth. Diogo Jota, companheiro de elenco de Luis Diaz, homenageou o amigo levantando sua camisa ao comemorar um gol no duelo da Premier League.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Movimento azul marca reta final antes das eleições na Uncisal
-
2TRAGÉDIA
Morre sexta vítima de acidente na AL-130, em Ouro Branco
-
3NO HOSPITAL DA CIDADE
JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho
-
4
Chevrolet Tracker 2026 mostra evolução em design, conectividade e eficiência
-
5MÚSICA
Roberto Carlos confirma novas datas da turnê “Eu Ofereço Flores”