Internacional

Hamas divulga vídeo de combate contra israelenses no norte de Gaza; assista

Imagens foram feitas nas proximidades da passagem de Erez, na fronteira do território palestino com Israel

Agência O Globo - 31/10/2023
Hamas divulga vídeo de combate contra israelenses no norte de Gaza; assista
israel hamas - Foto: AGENCIA BRASIL

O grupo terrorista Hamas divulgou, nesta terça-feira, imagens de combate entre seus membros e forças israelenses no norte da Faixa de Gaza. De acordo com o Hamas, o registro foi feito nas proximidades da passagem de Erez, ponto na fronteira entre Israel e o território palestino.

Leia mais: Israel atinge 300 alvos e mata um dos líderes do Hamas em incursão na Faixa de Gaza, diz Exército

Oriente Médio: Israel diz ter matado mais uma liderança do Hamas em ataque aéreo

No vídeo, feito com imagens gravadas pelos próprios terroristas e por drones, é possível ouvir o som de tiros e de explosões. Os membros do Hamas parecem deixar um túnel nos primeiros instantes da gravação. Assista abaixo:

Na manhã desta terça-feira, as forças israelenses já tinham avançado ainda mais dentro do território palestino, contando com o apoio de tanques e escavadeiras blindadas. O Exército afirma ter atingido 300 alvos na quarta noite de operações terrestres em Gaza, sob o fogo antitanque e de metralhadoras do grupo terrorista, e confirmou a morte de Nasim Abu Ajina, um dos comandantes do ataque do último dia 7. Horas mais tarde, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram terem matado mais uma liderença do Hamas.

Imagens do Exército divulgadas nesta terça-feira mostraram soldados, que também procuram libertar pelo menos 240 reféns, avançando por uma paisagem devastada, com edifícios reduzidos a uma confusão de pedra e metal retorcido após semanas de bombardeios israelenses.

Caças da força aérea israelense bombardearam o centro de comando do batalhão Beit Lahia, no norte de Gaza, e matou Ajina. Segundo um comunicado militar, o comandante do Hamas também liderava o aparelho aéreo do grupo terrorista, incluindo a fabricação de drones.

Desde o início da contraofensiva de Israel morreram pelo menos 8,525 mil pessoas do lado palestino, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, muitas delas menores de idade. Imagens tiradas por repórteres da AFP em Gaza mostraram pessoas vasculhando os escombros em uma busca desesperada por sobreviventes e rezando pelos corpos dos mortos, envoltos em mortalhas brancas.

Nesta terça, o Hamas disse que seus militantes dispararam mísseis antitanque contra forças de Israel, atacando dois tanques e outros veículos no noroeste de Gaza. As informações foram divulgadas pela agência Reuters, que não conseguiu confirmar os relatos de forma independente.