Internacional
Segundo lote de ajuda humanitária do Brasil chega ao Egito
Aeronave vai esperar a liberação da fronteira para repatriar os brasileiros que ainda estão da Faixa de Gaza
O segundo voo com ajuda humanitária enviado pelo Brasil para o conflito no Oriente Médio pousou na tarde desta terça-feira no Egito. A aeronave agora vai esperar a liberação da fronteira para repatriar os brasileiros que ainda estão da Faixa de Gaza.
O governo brasileiro conduz uma série de conversas na tentativa de um cessar-fogo, da criação de um corredor humanitário e pela liberação de reféns. Até agora, o presidente Lula já conversou sobre o conflito com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Than, com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Irã (Ebrahim Raisi), do Egito (Abdel Fattah el-Sissi), da Turquia (Recep Tayyip Erdogan), da França (Emmanuel Macron), da Rússia (Vladimir Putin), dos Emirados Árabes (Mohammed bin Zayed Al Nahyan) e do Conselho Europeu (Charles Michel).
No último dia 18, o Conselho de Segurança rejeitou resolução apresentada pelo Brasil para encontrar uma saída diplomática para o conflito entre Israel e Hamas, iniciado no dia 7 de outubro. O texto, que entre outros pontos pedia a criação de um corredor humanitário, foi vetado pelos Estados Unidos.
O Brasil deixa nesta terça-feira a presidência do Conselho de Segurança e ainda tenta avançar em alguma medida que abrace, principalmente, o caráter humanitário da guerra. Autoridades internacionais também buscam uma solução para a saída de cidadãos da Faixa de Gaza. Do lado brasileiro, 26 civis aguardam a liberação da fronteira para deixar o enclave.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios