Internacional

Dean Phillips anuncia candidatura à Presidência, e traz novo desafio a Biden nas primárias democratas

Deputado de Minnesota vem se posicionando contra a reeleição do presidente americano, que completa 81 anos em novembro

Agência O Globo - 27/10/2023
Dean Phillips anuncia candidatura à Presidência, e traz novo desafio a Biden nas primárias democratas
Joe Biden - Foto: REUTERS/Jonathan Ernst/Direitos Reservados Fonte: Agência Brasil

O deputado Dean Phillips, que representa o estado de Minnesota no Congresso, anunciou nesta sexta-feira sua candidatura à Presidência americana pelo Partido Democrata, depois de meses argumentando que o presidente Joe Biden, também democrata, não deveria se candidatar à reeleição. Da ala moderada da legenda, sua entrada no páreo representa um desafio à escolha do nome de Biden nas primárias democratas, no primeiro semestre de 2024.

Guerra no Oriente Médio: Visita de Biden a Israel é celebrada diante de temores de restrições de ação dos EUA

Bernardo Mello Franco: Biden tenta salvar reeleição e se associa a crise humanitária em Gaza

No terceiro mandato no Congresso, Phillips entra na corrida com grandes probabilidades, como ele mesmo reconheceu no evento de lançamento da campanha nesta sexta, em New Hampshire. Pouco antes de se apresentar como candidato, o deputado reforçou a importância de o Partido Democrata conseguir encontrar uma alternativa a Biden diante de pesquisas mostrando que o democrata pode não ter força para derrotar o ex-ocupante da cadeira, o republicano Donald Trump, no próximo ano.

Com a candidatura anunciada, Phillips deve correr contra o tempo para conseguir incluir seu nome nas cédulas de votação em vários estados que realizam votação antecipada para a escolha dos candidatos. Em Nevada, por exemplo, já não é possível aparecer na cédula eleitoral, a segunda etapa do calendário das primárias.

O deputado democrata, de 54 anos, bate na tecla de que Biden, de 80 anos, deve enfrentar um sério desafio nas primárias pela idade do candidato, que concluiria um segundo mandato com 85 anos, e pela baixa aprovação do democrata. O fator idade, porém, também é apontado por republicanos, porque Trump completou 77 anos neste ano.