Economia
Censo 2022: o que é uma pirâmide etária? Para que serve este dado?
Representação gráfica mostra a distribuição por idade e sexo da população e sinaliza qual será o perfil demográfico do país no futuro, ajudando a planejar políticas públicas

Os novos dados divulgados nesta sexta-feira pelo Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a pirâmide etária brasileira mudou de formato mais rapidamente do que esperavam especialistas em demografia.
Resultado do Censo 2022 surpreende especialistas: 'É inesperado, inusitado'
O 'Censo do não': em 1 milhão de domicílios, moradores se recusaram a responder o IBGE
Mas o que é uma pirâmide etária? Segundo explica o professor de demografia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernardo Queiroz, trata-se de uma representação gráfica da distribuição da população por faixa etária e sexo.
Assim, do lado esquerdo da pirâmide, aparece a população de meninos e homens por idade. Do outro outro lado, a população feminina.
O eixo vertical é distribuído por faixa etária. Quanto mais perto da base, menor a idade daquela população representada.
Qual é o formato da pirâmide etária do Brasil?
Em pesquisas anteriores, a estrutura etária do Brasil aparecia como uma pirâmide de base alargada, o que apontava para a predominância de jovens na população.
Quiz: Teste seus conhecimentos e descubra curiosidades sobre a população brasileira
No entanto, em 2023, a pirâmide demográfica demonstra a consolidação de uma tendência iniciada nos anos 1970, com a taxa de fecundidade apresentando uma queda relevante. Assim, a base aparece mais estreita.
Com essas mudanças na fecundidade e o aumento da expectativa de vida, a proporção de homens e mulheres acima de 65 anos aparece maior, indicando um contínuo processo de envelhecimento. Mas para que serve a pirâmide etária?
Para que serve uma pirâmide etária?
A pirâmide etária pode ser usada para saber qual o percentual populacional abaixo ou acima de determinada idade.
Assim, é possível estudar, por exemplo, quais grupos etários estão crescendo mais rapidamente ou quais estão em declínio, comparando esse processo entre regiões ou até com outros países.
Censo 2022: Brasil chega a 203 milhões de habitantes e tem menor crescimento da História
— O primeiro dado que olhamos é o percentual da população abaixo de 15 anos, ou seja, que está em idade escolar. Depois, vemos quantos brasileiros têm mais de 65 anos e são potenciais beneficiários da Previdência. Por fim, estudamos o percentual da força de trabalho, a parcela da população economicamente ativa — explica Queiroz.
Saúde, Previdência e educação
No caso de uma pirâmide etária mostrar um país mais envelhecido, por exemplo, com uma população idosa grande na comparação com outros grupos etários, faz mais sentido pensar em políticas públicas de assistência social e saúde.
Censo: Conheça a primeira pesquisa feita em 1872 que revelou um Brasil com 1,5 milhão de escravizados
Os investimentos nessas duas áreas têm maior impacto sobre populações idosas, ao mesmo tempo em que, no caso de um país jovem, investimentos na área de educação podem ser mais estratégicos.
A mudança na estrutura etária mostra também como a força de trabalho está evoluindo:
— Se já não existe base super larga e topo estreitinho, a população economicamente ativa é maior. Agora, esse tanto de gente no meio da pirâmide vai chegar lá na frente, alargando o topo. Ou seja, olhando a pirâmide, já temos uma boa ideia do que virá nos próximos anos — afirma Queiroz.
'Corrida' das capitais: Brasília já é a 3ª maior do país; veja animação com dados do Censo desde 1872
O que é expectativa de vida?
A expectativa de vida é a estimativa do número de anos que se espera que um recém-nascido possa viver.
Vários fatores podem aumentar a expectativa de vida dos residentes de um país: ampliação do acesso a saneamento básico e alimentação, mais políticas de redução de acidentes de trânsito, diminuição de índices de violência e da poluição, avanços na medicina e maior acesso a informações de saúde.
O que é a taxa de natalidade? E a taxa de fecundidade?
A taxa de natalidade é o número de nascimentos dividido pela população brasileira. Já a taxa de fecundidade é o número médio de filhos que uma mulher vai ter até o fim do seu período reprodutivo.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes