Internacional

Israel x Hamas: Brasil negocia nova resolução no Conselho de Segurança da ONU

Veto dos Estados Unidos derrubou proposta brasileira na semana passada

Agência O Globo - 26/10/2023
Israel x Hamas: Brasil negocia nova resolução no Conselho de Segurança da ONU
Jefferson Rudy/Agência Senado - Foto: À bancada, em pronunciamento, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

Na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), o Brasil negocia o apoio em bloco dos dez membros não permanentes do colegiado para uma nova proposta de resolução sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Hamas x Israel: dez comandantes de grupos terroristas foram mortos durante a guerra; veja lista

'Pessoas gemiam e choravam': horror e pânico no boliche durante ataque a tiros nos EUA que deixou 18 mortos

A ideia é respaldar o texto e adotar pontos comuns, para evitar o veto de algum dos cinco membros permanentes do órgão, que são Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China e França.

Segundo interlocutores da área diplomática, as consultas estão acontecendo com o cuidado de não atropelar a Assembleia Geral da ONU — que tomou o tema para si depois de mais um veto e se pronuncia nesta sexta-feira.

Não há prazo definido para a nova resolução brasileira, mas se o texto de fato sair, será uma proposta dos dez membros eleitos.

Desde o ataque-surpresa do Hamas a Israel, no dia 7 de outubro, até agora, o Conselho de Segurança não se manifestou formalmente sobre o tema.

O Brasil apresentou uma proposta pedindo o cessar-fogo para a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gaza. Mesmo com o apoio de 12 dos 15 membros do Conselho, a proposta brasileira foi rejeitada pelo veto dos Estados Unidos na semana passada. Os americanos alegaram que não havia no texto o reconhecimento só direito se defesa de Israel.

Antes da proposta brasileira, uma minuta de resolução da Rússia não passou no colegiado. Na quarta-feira, outros dois textos, da Rússia e dos EUA, também foram vetados.