Internacional

Governo envia alimentos e água para famílias que aguardam repatriação

alessandra.souza 17/10/2023
Governo envia alimentos e água para famílias que aguardam repatriação

Os últimos dez dias de conflito entre Israel e Hamas agravaram a crise humanitária na Faixa de Gaza. Segundo a Organização das Nações Unidas, o estoque de água pode acabar nesta terça-feira (17).

A ONU alerta que a população corre risco iminente de morte ou surto de doenças infecciosas se a água e o combustível não chegarem mais rápido possível em Gaza.

O governo brasileiro enviou alimentos e água potável para ajudar as famílias que esperam pela repatriação. A autorização depende de negociação diplomática que está sendo feita pelo Brasil com Egito, Israel e Palestina.

O brasileiro Hasan Rabee está com as filhas em um apartamento na cidade de Khan Yunis, próximo à fronteira com o Egito. Ele comemora a chegada dos mantimentos.

A brasileira Shaed Albanna, 18 anos, está em Rafah, na fronteira, e também aguarda o resgate.

Desde o início da guerra, cerca de 1 milhão de pessoas foram deslocadas da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, o presidente Lula conversou com os presidentes da Turquia e do Irã sobre a crise no Oriente Médio.

Lula destacou a necessidade de um cessar fogo, a libertação dos reféns e a criação de um corredor humanitário. Além disso, pediu ajuda para liberação dos brasileiros na Faixa de Gaza.

E foi confirmada a morte de Celeste Fishbein, israelense, filha e neta de brasileiros, que havia sido sequestrada pelo grupo Hamas.

A jovem, de 18 anos,era babá e trabalhava em um Kibbutz, quando foi separada dos familiares no primeiro dia de ataques. 

Internacional Brasília 17/10/2023 - 15:37 Leila dos Santos / Alessandra Esteves Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Hamas Faixa de Gaza Israel terça-feira, 17 Outubro, 2023 - 15:37 2:37