Internacional

Motorista palestino foi levado refém pelo Hamas em rave; cunhado diz ter falado com terrorista ao telefone

Soheib Muhammad Abu Amar havia levado grupo para festival próximo a Gaza e esperava amanhecer para transportá-los de volta quando homens armados invadiram festa, em 7 de outubro

Agência O Globo - 17/10/2023
Motorista palestino foi levado refém pelo Hamas em rave; cunhado diz ter falado com terrorista ao telefone

Jovem palestino de Jerusalém Oriental, Soheib Muhammad Abu Amar está desaparecido depois de terroristas do Hamas terem-no raptado e levado para Gaza, disse sua família.

Abu Amar, de 22 anos, é considerado o único palestino que não é cidadão de Israel a ser dado como desaparecido nos ataques de 7 de outubro e feito refém pelo Hamas.

O jovem motorista de micro-ônibus tem carteira de identidade israelense, mas não é cidadão israelense. Na noite de 6 de outubro, ele reuniu um grupo de pessoas em Jerusalém e as levou a uma rave perto da fronteira de Gaza. Ele passou a noite no local, com a intenção de levá-las de volta pela manhã.

Combatentes e apoiadores do Hamas romperam as defesas israelenses na manhã seguinte, realizando uma série de ataques contra soldados e matando mais de mil civis em Israel. Eles desencadearam uma onda de violência nas comunidades israelenses perto da fronteira de Gaza e no festival de música, levando dezenas de reféns para Gaza.

— Quando o problema começou, ele nos enviou uma mensagem expressando preocupação — disse o irmão de Abu Amar, Abd Al-Mughani Abu Amar, de 37 anos. — Dissemos a ele para tomar cuidado e garantimos que havia policiais por perto para garantir sua segurança. Às 9h22, ele nos enviou uma foto perto de seu ônibus.

Dez minutos depois, o Hamas aparentemente o pegou.

Às 9h32, Abu Amar ligou para seu cunhado, que disse que Abu Amar passou o telefone a um membro do Hamas. O cunhado, que pediu anonimato para proteger a família, perguntou quem estava ao telefone. O homem respondeu: “É Qassam”.

— Eu disse a ele: ‘Deixe-o. Ele é meu irmão. Deixe-o ir para sua casa; sua mãe está esperando por ele. Ele é de Jerusalém, não é de lá — afirmou o cunhado, referindo-se a Israel. — Ele me disse: ‘Escute, ele está comigo. Não vou deixá-lo, vou mantê-lo comigo'.

Segundo o irmão do jovem motorista, ninguém do governo forneceu qualquer assistência ou informação sobre o paradeiro de Soheib Muhammad Abu Amar.