Internacional
Vieira: Saída de civis de Gaza pode levar a níveis sem precedentes de miséria para inocentes

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou no Conselho de Segurança da ONU que todos os esforços devem priorizar a proteção de civis no conflito entre Israel e o grupo Hamas. O colegiado fez uma reunião hoje sobre a guerra, mas o encontro terminou sem consenso. O Brasil ocupa a presidência rotativa do fórum este mês.
"Nós recebemos com desânimo informações de que forças israelenses ordenaram que todos os civis, mais de 1 milhão, morando no norte de Gaza saiam em 24 horas. Como as Nações Unidas declararam, isto pode levar a níveis sem precedentes de miséria para civis inocentes", disse o chanceler, manifestando preocupação especial com as crianças atingidas pela violência no conflito.
De acordo com Vieira, o governo também está acompanhando atentamente a situação de brasileiros em Israel e na Palestina. Ele destacou as ações feitas para a repatriação de centenas de cidadãos e lamentou a morte de dois jovens em um festival de música em Israel no fim de semana. "Nós esperamos que a paz poderá prevalecer para todos no Oriente Médio e continuaremos trabalhamos para atingir este fim."
O chanceler também destacou que o Brasil apoia a solução de dois Estados para israelenses e palestinos "vivendo lado a lado em paz e prosperidade com segurança, em fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas".
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras