Internacional

Brasileiros abrigados em escola temem deslocamento para o sul de Gaza

alessandra.souza 13/10/2023
Brasileiros abrigados em escola temem deslocamento para o sul de Gaza

Subiu para 3 mil o número de mortes no conflito entre Israel e o grupo Hamas. Os feridos já passam de 10 mil. Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, são 1.799 palestinos mortos e 7.400 feridos. 

Já as Forças de Defesa de Israel informam que mais de 1.300 israelenses morreram e 3.200 ficaram feridos. O governo brasileiro continua as negociações para ações de resgate na Faixa de Gaza.

Um avião, com 40 lugares, aguarda autorização do Egito para repatriar 20 brasileiros, em sua maioria mulheres e crianças. Parte do grupo já estaria no sul da Faixa. Enquanto o outro está abrigado em uma escola católica local, aguardando a transferência para o sul.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a instituição. A brasileira Shaed Albanna, de 18 anos, está no colégio com a avó e a irmã de 13 anos. Em entrevista para a Agência Brasil, ela contou, emocionada, como está a situação.

Nesta sexta-feira (13), a Organização das Nações Unidos informou que mais de um milhão de pessoas devem deixar o lado norte da Faixa de Gaza.  A situação acontece após Israel ordenar o deslocamento, em 24 horas, de toda a população para o sul de Gaza .

A ONU considera “impossível” que a retirada da população aconteça sem consequências humanitárias devastadoras e apela para que a ordem seja cancelada. A entidade reforçou ainda os pedidos pela libertação imediata dos reféns detidos em Gaza.

E o Vaticano também se pronunciou sobre a guerra. Afirmou que a prioridade é a libertação dos reféns e que a Santa Sé está pronta para qualquer mediação necessária. 

Internacional Brasília 13/10/2023 - 16:03 Leila Santos / Alessandra Esteves Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Palestina Hamas Israel escola sexta-feira, 13 Outubro, 2023 - 16:03 2:37