Internacional

Vídeo mostra momento em que terroristas do Hamas atiram contra banheiros em rave de Israel; assista

Ao menos 260 corpos foram encontrados no local onde ocorreu a edição israelense da rave Universo Paralello; três brasileiros estão entre as vítimas fatais

Agência O Globo - 13/10/2023
Vídeo mostra momento em que terroristas do Hamas atiram contra banheiros em rave de Israel; assista

Um vídeo publicado nesta sexta-feira pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) mostra o momento em que terroristas do Hamas atiram contra banheiros do festival de música eletrônica. Ao menos 260 corpos foram encontrados no local onde ocorreu a edição israelense da rave Universo Paralello, evento organizado pelo pai do DJ Alok no último sábado. Três brasileiros estão entre as vítimas fatais.

'Perversidade': Israel mostra fotos de bebês mortos pelo Hamas a secretário de Estados dos EUA

'Armadilha de Gaza': Invasão por terra pode ser 'tiro no pé' para Israel e ameaça para todo Oriente Médio

"Terroristas do Hamas atirando indiscriminadamente em banheiros durante o Festival de Música Nova. Isto apenas mostra que o Hamas não se importa com quem – eles apenas matam", escreveu a IDF nas redes sociais. Outros vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que participantes da rave precisaram correr pelo deserto para escapar de bombas e tiros.

O DJ Juarez Petrillo, pai de Alok, lamentou o ataque em uma postagem no Instagram na tarde deste domingo. "Estamos consternados, chocados e assustados com tudo que aconteceu e deixamos explicitamente a nossa revolta e nossos sentimentos às vítimas desse ataque perverso", escreveu no perfil da Universo Paralello, que organiza o evento.

"Não temos informações precisas sobre o ocorrido e sobre o público que estava no festival", acrescenta a postagem, destacando que a organização também publicou um formulário nos stories "para contribuir com qualquer informação sobre os desaparecidos".

Sobre as críticas que repercutiram nas redes sociais em relação ao lugar do evento, a postagem afirma que "Israel é reconhecida mundialmente por grandes eventos de música eletrônica, e o local é conhecido por receber diversos deles, tendo, no dia anterior, acontecido um festival com mesmo perfil no mesmo local". A rave foi realizada no deserto de Negev, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza.

Brasileiros mortos

O corpo da brasileira Karla Stelzer Mendes foi encontrado morto, confirmou o Itamaraty nesta sexta-feira. Karla era a última brasileira identificada como desaparecida no país, depois de Ranani Glazer e Bruna Valeanu, cujas mortes foram atestadas durante a semana. Assim como Ranani e Bruna, Karla havia sido vista pela última vez no sábado, quando terroristas do Hamas lançaram uma ofensiva contra Israel e atacaram a rave.