Internacional

Israel bombardeia sul do Líbano após explosão em muro na fronteira

Escalada de tensões no norte do país, área de atuação do Hezbollah, é nova preocupação no conflito do Oriente Médio

Agência O Globo - 13/10/2023
Israel bombardeia sul do Líbano após explosão em muro na fronteira

Israel bombardeou os arredores de várias cidades fronteiriças no sul do Líbano, após uma explosão em uma cerca fronteiriça entre os dois países na tarde desta sexta-feira. O caso, confirmado por fontes libanesas e israelenses, teria sido uma resposta a uma "tentativa de invasão" do Estado Judeu pelo norte, de acordo com autoridades em Jerusalém.

Conflito no Oriente Médio: Acompanhe a cobertura completa

Alvo marcado: Veja em mapa área de Gaza que precisa ser esvaziada após ultimato de Israel

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram que uma explosão foi detectada na cerca de segurança próxima à cidade de Hanita, provocando "danos leves" à estrutura, em um caso investigado como uma tentativa de infiltração inimiga. Os militares israelenses afirmaram ainda que responderam à agressão com disparos de artilharia.

"[O Exército] está respondendo atualmente com disparos de artilharia ao território libanês", informaram as IDF em um comunicado.

O sul do Líbano é a área de atuação do Hezbollah, grupo considerado terrorista por Israel e que declarou apoio ao Hamas. Fontes libanesas ouvidas pela AFP confirmam a versão de que o bombardeio aconteceu após uma "tentativa de infiltração" em Israel.

Ainda de acordo com a agência francesa, os bombardeios de Israel tiveram como alvo as imediações de Dhayra e Alma al-Shaab, duas localidades perto da fronteira. Também teriam atingido um posto do Exército do Líbano.

(Com AFP e The New York Times)