Internacional
Índia pede que Canadá retire 40 diplomatas de Nova Délhi em meio a polêmica sobre morte de sikh
Financial Times informou que governo indiano notificou Ottawa para que missão diplomática no país seja reduzida em dois terços, ameaçando retirar imunidade concedida aos funcionários

A Índia solicitou ao Canadá que retire cerca de 40 diplomatas do país, em meio à polêmica causada pela denúncia do governo canadense de que Nova Délhi estaria envolvida na morte de um ativista sikh na Colúmbia Britânica. O pedido da retirada dos diplomatas foi noticiada pelo jornal Financial Times, citando fontes anônimas.
Entenda: Canadá expulsa diplomata indiano após acusar governo de assassinato de líder sikh
Contexto: Incidente entre Índia e Canadá expõe dilema de Biden sobre defesa da democracia e parcerias estratégica
De acordo com a publicação, o Canadá terá que repatriar os funcionários de serviços exteriores (dois terços do corpo diplomático do país na Ásia) até 10 de outubro, e ameaçou revogar a imunidade concedida a funcionários do setor após a data.
O Canadá tem atualmente 62 diplomatas servindo na Índia. Os governos dos dois países se recusaram a comentar a reportagem do Financial Times.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acusou o governo indiano de envolvimento na morte de um separatista sikh no Canadá, em junho. O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, que esteve em Washington na semana passada, disse ter discutido o assunto com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, garantindo que assassinatos políticos não fazem parte da política externa do país.
A Índia comunicou ao Canadá, no mês passado, que haveria paridade na presença diplomática dos dois países.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.