Economia

Atendimento nos Cras do Grande Méier passam a ser agendados. Veja como vai funcionar

Serviço deve chegar a região de Bonsucesso em outubro

Agência O Globo - 26/09/2023
Atendimento nos Cras do Grande Méier passam a ser agendados. Veja como vai funcionar

Atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico)— porta de entrada de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família — nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Grande Méier, na Zona Norte do Rio, passarão a ser feitos com hora marcada. O agendamento pode ser feito pela internet ou na Central 1746.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia

A novidade acontece simultaneamente à inauguração de um novo centro de atendimento da rede de assistência social do município. O CADRio Grande Méier fica na cobertura do Norte Shopping, no Cachambi, com expectativa de atender mais de 3,2 mil pessoas por mês. A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (dia 25), através de uma parceria da Prefeitura do Rio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O atendimento agendado chega agora – além do CADRio Grande Méier – em toda 3ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS) do Rio, cobrindo comunidades de 23 bairros: Abolição, Água Santa, Cachambi, Del Castilho, Encantado, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Higienópolis, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Maria da Graça, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos e Tomás Coelho.

– Esse posto será importantíssimo, porque dará vazão a mais de três mil atendimentos por mês. E com esse posto, o Rio de Janeiro já vai atender mais de 20 mil pessoas no mês – explicou a secretária nacional do CadÚnico no MDS, Letícia Bartholo.

Essa é a quinta região da cidade a passar a oferecer o atendimento com hora marcada. A iniciativa já está disponível em quatro CAS (veja a lista abaixo). A previsão é que o serviço chegue à região de Bonsucesso no mês que vem.

2ª CAS: Botafogo, Copacabana, Laranjeiras, São Conrado/Rocinha, Tijuca e Vila Isabel;

5ª CAS: Bento Ribeiro, Campinho, Cavalcante, Cascadura, Coelho Neto, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Quintino Bocaiúva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu e Vaz Lobo;

7ª CAS: Bangu, Campo dos Afonso, Deodoro, Gericinó, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará, Vila Militar, Santíssimo (até a escola Técnica ETERJ); e

10ª CAS: Guaratiba, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba.

– Essas centrais têm o propósito de acabar com filas e fazer os cadastros para as famílias, por exemplo, para o Bolsa Família, ou outros programas sociais. Temos mais cinco centrais para inaugurar até o fim do ano – afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires.

Como agendar?

O agendamento dos serviços do CadÚnico acontecem pela plataforma CADRio (www.cadunico.rio/) No site, basta inserir o número do CPF, nome completo, celular e bairro, além de selecionar o tipo de atendimento — novo cadastro ou atualização das informações. Também é possível marcar o atendimento pela Central 1746 ou pelo WhatsApp, no número 21 3460-1746.