Internacional
Kiev e Lviv entram na lista de Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco
Até ao momento, a agência da ONU registou danos em cerca de 270 locais culturais ucranianos

A Catedral de Santa Sofia e os edifícios monásticos de Kiev, bem como o centro histórico da cidade ocidental ucraniana de Lviv, foram acrescentados nesta sexta-feira à lista do Património Mundial em Perigo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, informou a Unesco.
Guerra na Ucrânia: Ucrânia reforça contraofensiva com ataques no sul, e Putin diz que confrontos aumentaram 'significativamente'
'Não estava planejado': Rússia nega assinatura de acordo com Coreia do Norte durante visita de Kim Jong-un ao país
A decisão foi tomada durante a reunião anual do comitê do Patrimônio Mundial da Unesco em Riad, capital da Arábia Saudita. A medida permite o acesso à ajuda internacional financeira e técnica.
— Os sítios de Kiev e Lviv [foram] inscritos na Lista do Património Mundial em Perigo — informou uma fonte da Unesco, após a decisão do Comité do Património Mundial em Riade, que seguiu a recomendação dos peritos da agência da ONU.
Ao serem acrescentados à lista do Património Mundial em Perigo, os sítios de Kiev e Lviv seguem os passos do centro histórico da cidade meridional de Odessa, onde bombardeamentos russos destruíram vários edifícios, incluindo a Catedral da Transfiguração, no final de julho.
Na ocasião, a Unesco pediu o fim dos ataques contra o patrimônio protegido por normas internacionalmente reconhecidas e afirmou que a guerra “representa uma ameaça crescente à cultura ucraniana”. Até ao momento, a agência da ONU registou danos em cerca de 270 locais culturais do país.
Fotos: veja como era a Catedral Ortodoxa, patrimônio da Unesco na Ucrânia, antes do ataque de mísseis russos
— Estes lugares estão ameaçados de destruição. Houve ataques nas zonas tampão destes sítios e não sabemos o que vai acontecer no futuro — explicou o diretor do Património Mundial, Lazare Eloundou, em Paris, no início de setembro, à AFP.
No início de julho, um "edifício histórico" foi bombardeado em Lviv, no "primeiro" ataque a uma zona protegida pela Convenção do Património Mundial desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, segundo a Unesco.
A Catedral de Santa Sofia e o mosteiro das Grutas de Kiev foram incluídos na lista do Património Mundial em 1990. O centro histórico de Lviv foi inscrito em 1996.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência