Geral

Escolas públicas do RJ participam de combate à violência contra mulher

renata.batista 22/08/2023
Escolas públicas do RJ participam de combate à violência contra mulher

Mais de 18 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência em 2022. O dado está na quarta edição da pesquisa Visível e Invisível, que ouviu 2.017 pessoas, entre homens e mulheres, em 126 municípios brasileiros, no período de 9 a 13 de janeiro deste ano.  

Foi pensando em como mudar essa realidade que alunos da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro entraram na campanha Agosto Lilás - mês dedicado à conscientização pelo fim desse tipo de crime. 

O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a importância do combate à violência contra as mulheres, e ajudar a equipe da escola a tornar a instituição um espaço de acolhimento. Além de palestras, estão sendo realizadas oficinas e rodas de conversa e visitas de agentes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.  

Para a psicóloga Fátima Marques, organizadora do Programa A Chave da Questão, é fundamental compreender o ciclo de violência a que muitas mulheres são submetidas, sendo a escola um universo fértil para isso.

E, em mais uma iniciativa de combate à violência contra a mulher e como parte da campanha, policiais civis e militares realizam a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação acontece em todo o país. Em hebraico, “Shamar” significa o ato de guardar, vigiar ou proteger.  A operação está sendo realizada para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de denunciar e de combater todas as formas de violência contra a mulher.

Educação Rio de Janeiro 22/08/2023 - 12:29 Sâmia Mendes/ Renata Batista Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional Agosto Lilás combate à violência contra mulher terça-feira, 22 Agosto, 2023 - 12:29 167:00