Geral

Na Bienal do Livro, São José da Laje lança gibi sobre tombamento patrimonial e seu rico acervo arquitetônico

21/08/2023
Na Bienal do Livro, São José da Laje lança gibi sobre tombamento patrimonial e seu rico acervo arquitetônico
Prefeita Ângela Vanessa esteve presente no lançamento acompanhada do ex prefeito e suplente de deputado federal Rodrigo Valença

A Prefeitura de São José da Laje, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou, na última sexta-feira (18), o Gibi que fala sobre Tombamento Patrimonial, no Centro de Convenções na 10º Bienal Internacional do Livro, o espaço literário mais importante da cultura do Estado de Alagoas.

O município de São José da Laje através da Lei n° 148/2021 lei de Proteção ao Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município, garantindo, assim, a perpetuação do Acervo Histórico Arquitetônico Lajense, vem revitalizando e restaurando importantes e históricos prédios da cidade, o resgate desse acervo arquitetônico se iniciou ainda na gestão do ex prefeito Rodrigo Valença e continua na gestão da prefeita Ângela Vanessa.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de São José da Laje, Jacineide Maia [que também é uma das autoras do Gibi], ao lado da professora e arquiteta Josemery Ferrare e do professor e também arquiteto José Maria Mattos, ressaltou a importância desse lançamento.
“O objetivo do Gibi é mostrar a importância de proteger o Acervo Histórico Arquitetônico e sua perpetuação, através do tombamento, como também provocar o sentimento de pertencimento, somos uma cidade riquíssima culturalmente falando, nosso patrimônio arquitetônico é um passeio maravilhoso a nossa historia, e destaco todo o esforço da prefeita Ângela Vanessa que na atual gestão tem dado continuidade aos investimentos iniciados pelo ex-prefeito Rodrigo Valença no resgate do nosso patrimônio, e esse Gibi ajudará a perpetuar isso, e não teria um lugar melhor do que apresentar ainda mais a nossa historia, nossas raízes do que na 10º Bienal do Livro”, afirmou Jacineide Maia.

Acompanhada do ex-prefeito e suplente de deputado federal Rodrigo Valença, a prefeita Ângela Vanessa destacou as ações do município no tocante a preservação e restauração do acervo arquitetônico da cidade e a felicidade desse dia tão importante para a cultura e história de São José da Laje. “O projeto do Gibi para educação patrimonial tem sido sucesso e vem inspirando outras cidades, fomos convidados a lançar ele na Bienal, um evento importante, que recebe gente de todo Estado. Entregamos vários exemplares e vamos distribuir em todas as escolas do município, além de contar toda historia da arquitetura de nossa cidade ,ele também fala sobre educação fiscal. Como gestora, e lajense fico muito feliz por esse dia, e orgulhosa em saber que nossa gestão está contribuindo pela manutenção e resgate da nossa história”, declarou a prefeita.

Estiveram presentes no lançamento, membros do Instituto Histórico e Cultural Lajense, munícipes e a procuradora do município, drª Roseli Matias.

Fonte: Secom São José da Laje