Geral

Paciente joga extintor de incêndio contra médico em SP

Homem estava irritado com demora no atendimento em uma UPA de Taboão da Serra; ele arrancou o equipamento de segurança e o usou para agredir o profissional de saúde

Agência O Globo - 16/08/2023
Paciente joga extintor de incêndio contra médico em SP

Um paciente jogou um cilindro extintor de incêndio contra um médico que atendia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O agressor estava irritado por ter de esperar pelo atendimento, na última terça-feira. A vítima registrou boletim de ocorrência.

Entenda: Jovens ingleses sofrem overdose de analgésico após participarem de desafio do TikTok

Preta Gil: entenda a cirurgia que cantora fará hoje para retirar câncer no intestino

A ação foi registrada pelas câmeras de segurança. A imagem mostra quando o paciente aparentemente irritado e gesticulando. Em dado momento ele se levanta, arranca o extintor de incêndio que estava afixado na parede e o arremessa na direção de um dos consultórios da UPA.

Outros pacientes chegam a tentar conter o agressor, mas não conseguem. O homem então volta para o assento onde estava anteriormente. No vídeo também é possível ver a presença de um homem fardado.

O médico que estava no consultório realizava atendimento quando houve a tentativa de agressão. Ninguém ficou ferido. O profissional de saúde registrou boletim de ocorrência. Procurada pelo GLOBO, a Polícia Civil ainda não se manifestou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra informou ao GLOBO que "havia seis profissionais médicos em atendimento no plantão" no dia do ataque. "A UPA Dr. Akira Tada segue protocolo de classificação de risco em que pacientes mais graves e prioridades têm preferência no atendimento, o que não era o caso do homem que arremessou o cilindro extintor de incêndio", afirma o comunicado.

A unidade de saúde é administrada por uma Organização de Saúde (OS), a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil  (AHBB) – Rede Santa Casa.