Geral
Fibromialgia: sintomas e tratamento da condição que em 70% dos casos afetam mulheres
Doença é marcada pela dor crônica em várias partes do corpo

Com causas ainda desconhecidas, a fibromialgia é uma doença crônica em que o paciente manifesta como sintoma dores contínuas em pelo menos 80% do corpo, principalmente na musculatura, além de muita sensibilidade ao toque. A condição é a segunda desordem reumatológica mais comum depois da artrite, e acomete entre 2% a 8% da população brasileira. A incidência é maior entre as mulheres de 30 a 60 anos, que representam 70% dos casos.
Quais os sintomas da fibromialgia?
O principal sintoma é a dor difusa crônica, ou seja, em ao menos quatro das cinco regiões do corpo — braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e tórax — e, normalmente, o paciente não consegue definir quando e em qual região as dores começaram.
Segundo a reumatologista Marcella Andrade, muitos sentem dor no toque ou em um abraço mais apertado, e isso está relacionado com alterações no cérebro:
— Existe um processo de sensibilização central tanto na fibromialgia como em outras dores crônicas. É como se o nosso cérebro readaptasse as conexões, os neurotransmissores, e, por estar acostumado a sentir dor, transforma situações em que não se sente dor, em dor.
Variantes mutantes: Em meio a sinais de aumento da Covid, pesquisadores se preparam para o 'novo normal'
Muitas vezes, os quadros de fibromialgia são associados com:
Síndrome do intestino irritado;
Dor de cabeça crônica;
Fadiga;
Distúrbios de sono;
Transtornos de humor, como depressão e ansiedade;
Déficit de atenção e de memória;
Formigamento nas mãos;
Ardência ao urinar.
O que causa a fibromialgia?
Ainda não há causa definida, mas a comunidade médica acredita que possa estar relacionada a uma desregulação da dor no sistema nervoso, que leva os pacientes a sentirem mais dor. Médica reumatologista Júlia Yoneshigue afirma que há fatores externos que podem levar ao desenvolvimento da fibromialgia:
— Como outras doenças reumatológicas, ela pode piorar ou se manifestar após um transtorno traumático, estresse emocional, esforço físico exacerbado, trauma físico ou infecções.
A reumatologista Marcella Andrade ressalta que a doença se manifesta muito em casos de mulheres que sofreram abusos psicológicos e sexuais durante a adolescência e o início da vida adulta, e também pode estar relacionada com situações de grave estresse, como a perda de um ente querido ou um ambiente de trabalho tóxico.
Como tratar a fibromialgia?
O tratamento dos pacientes envolve a combinação entre exercícios físicos e medicação, como antidepressivos e ansiolíticos. O primeiro passo para a recuperação é realizar atividades físicas ao menos duas vezes por semana, sobretudo aeróbicas, como natação e caminhada, mas também hidroginástica, alongamento e fortalecimento muscular.
O uso de medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos, atua no controle da regulação central da dor e independe de o paciente apresentar transtornos de humor. Nesses casos, também age em depressão e ansiedade. Também são usados relaxantes musculares e neuromoduladores.
O acompanhamento deve ser feito a partir de uma equipe multidisciplinar, com reumatologista, psicólogo, profissional de educação física ou fisioterapeuta e, em casos de transtornos psiquiátricos, neurologista e psiquiatra. O paciente também deve recorrer às terapias alternativas, como acupuntura e higiene do sono.
A reumatologista Marcella Andrade comenta que, caso o tratamento medicamentoso convencional não funcione, há estudos que comprovam a eficácia do canabidiol, substância encontrada na maconha que é utilizada para redução de ansiedade e para melhorar o padrão do sono.
Existe prevenção?
Não. Entretanto, as especialistas recomendam que os pacientes mantenham a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas, uma boa qualidade do sono, além de evitar estresse emocional, para para reduzir as chances de evolução e desenvolvimento da doença.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro