Internacional

Ônibus cai de penhasco e deixa todos os 24 passageiros mortos no Marrocos

Investigação foi aberta para determinar as circunstâncias do acidente

Agência O Globo - 06/08/2023
Ônibus cai de penhasco e deixa todos os 24 passageiros mortos no Marrocos

Ao menos 24 pessoas morreram neste domingo em um acidente de trânsito no centro do Marrocos, anunciaram as autoridades locais. Um micro-ônibus seguia em direção ao mercado semanal da cidade de Demnate, na província de Azilal, quando tombou em uma curva, informaram fontes do governo provincial.

Guerra suja: Colômbia tem um morto por semana com minas terrestres

Itália: Guarda Costeira confirma dois mortos e 57 sobreviventes em naufrágios no Mediterrâneo

Vídeo: jovem é resgatado após ficar 24 horas perdido no mar da Flórida

Uma investigação foi aberta para determinar as circunstâncias do acidente. As rodovias do Marrocos são famosas pela falta de segurança, o que provoca muitos acidentes. Em março, cinco pessoas morreram e 30 ficaram feridas em um acidente perto da capital, Rabat.

“Todos os passageiros estão mortos”, disse Youssef Makhloufi, diretor do hospital Demnate, à TV pública local 2M, afirmando que pelo menos duas mulheres e uma criança estavam entre as vítimas.

Outro acidente, em novembro de 2022, deixou 11 mortos e 43 feridos perto da cidade de Taza, na região nordeste. Em agosto do ano passado, um acidente de ônibus deixou 23 mortes e 36 feridos ao leste de Casablanca.

Os ônibus e micro-ônibus são meios de transporte muito utilizado no Marrocos, em particular entre a população de baixa renda, para os deslocamentos nas zonas rurais e remotas do país de 37 milhões de habitantes.

O país tem um média de 3.500 mortes nas estradas e 12 mil feridos são registrados anualmente, de acordo com a agência nacional de segurança rodoviária, com uma média de dez mortes por dia. O número no ano passado foi de cerca de 3.200. As autoridades tentam reduzir pela metade a taxa de mortalidade até 2026 desde que o pior acidente de ônibus da história do país deixou 42 mortos em 2012.