Internacional
Drones ucranianos atingem petroleiro russo no Mar Negro
O ataque ocorreu horas depois que outro navio russo foi atingido na região, e interrompeu o tráfego em uma ponte estratégica entre a Rússia e a Península da Crimeia
A Ucrânia realizou um ataque de drones contra um petroleiro russo no Estreito de Kerch, confirmou uma fonte do Serviço de Segurança ucraniano à AFP neste sábado. O ataque ao petroleiro ocorreu horas depois que um dos navios russos foi atingido no Mar Negro, e interrompeu o tráfego em uma ponte estratégica entre a Rússia e a Península da Crimeia. As operações militares de ambos os lados na região aumentaram desde que a Rússia se retirou, em julho, de um acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos por via marítima.
— Durante a noite, o SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia) atingiu o 'SIG', um grande petroleiro da Federação Russa que transportava combustível para as tropas russas — disse a fonte, observando que "outra operação especial bem-sucedida foi realizada em conjunto com a Marinha", em referência ao ataque do dia anterior.
Vasyl Malyuk, chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, disse ao New York Times que o país é responsável pelos recentes ataques a navios russos, chamando-os de uma tática "lógica" e "eficaz", mas sem mencionar explicitamente o ataque deste sábado. Malyuk sugeriu ainda que a Ucrânia continuaria atacando a ponte até que as forças russas se retirassem completamente das terras ucranianas.
A sala de máquinas do petroleiro foi danificada, mas o navio permaneceu à tona, não houve derramamento de óleo e nenhum membro da tripulação ficou ferido, disse a Agência Federal de Transporte Marítimo e Fluvial da Rússia no serviço de mensagens Telegram.
O petroleiro estava próximo da ponte do Estreito de Kerch, uma conexão vital para a Rússia com a Península da Crimeia, que está sob ocupação russa desde 2014.
O ataque é uma aparente continuação do desafio da Ucrânia ao controle de Moscou sobre o Mar Negro. Um dia antes, as forças do país haviam demonstrado a crescente capacidade de seus navios não tripulados atingindo um navio naval russo perto do porto russo de Novorossiysk, a mais de 650 quilômetros das costas ucranianas mais próximas.
*Em atualização.
Mais lidas
-
1EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Perigo no Goiti: Açude recém-revitalizado por R$ 13 milhões oferece risco de afogamento e ataque de jacarés
-
3SEGUNDO ROUND
Presidente do CSE, José Barbosa, desmente rumores de renúncia imediata e confirma permanência no cargo até 31 de dezembro
-
4PENALIDADES
Condenado em prestação de contas, PT de Alagoas pediu parcelamento de dívidas
-
5PRISÃO
Polícia Civil prende foragido por estuprar imã de 10 em Craíbas