Internacional

Prefeito de cidade japonesa pede desculpas após aconselhar grávidas a cozinhar, limpar e fazer massagem nos maridos

Folhetos distribuídos pela prefeitura de Onomichi, que foram recolhidos após críticas, reuniam conselhos de homens que foram pais recentemente para que mulheres não desagradassem os maridos após o parto

Agência O Globo - 29/07/2023
Prefeito de cidade japonesa pede desculpas após aconselhar grávidas a cozinhar, limpar e fazer massagem nos maridos
Foto: Depositphotos

O prefeito da cidade japonesa de Onomichi, Yuko Hiratani, desculpou-se publicamente na terça-feira, após a publicação de um folheto polêmico, no qual aconselhava mulheres grávidas e puérperas a fazer massagem nos maridos e realizar tarefas domésticas, como cozinhar e limpar, para evitar aborrecimentos em casa.

Repressão: Proibição do Talibã a salões de beleza começa a valer no Afeganistão

Hong Kong: Mãe solteira e dona de casa estão entre acusados de 'sedição', em meio a ofensiva contra liberdade de expressão

De acordo com autoridades locais, o folheto direcionado a questões familiares tinha uma seção intitulada "conselhos dos pais para você", que reunia respostas de homens que foram pais nos últimos cinco anos na cidade da província de Hiroshima, localizada a cerca de 730 Km de Tóquio.

Perguntados sobre o que gostaram ou não gostaram no comportamento de suas esposas após o parto, os homens de Onomichi disseram que se aborreceram quando as mulheres se irritavam "por motivos desconhecidos" ou diziam não poder fazer o trabalho doméstico por estarem ocupadas cuidando do bebê.

Repressão: Livraria é multada por vender romance LGBTQIA+ em seção infantil na Hungria

Saiba mais: Mulher encontra cadáver emparedado ao voltar para casa após 6 meses

O documento ainda incluía dicas do que as novas mães poderiam fazer para satisfazer suas maridos, incluindo massagens, fazer o almoço todos os dias, conciliar os cuidados com o bebê e com a casa, além de cumprimentá-lo diariamente ao chegar em casa, sempre com "um sorriso no rosto".

"Há diferenças na maneira que homens e mulheres sentem e pensam", dizia um dos folhetos. "Uma das razões para isso é a estrutura diferente dos cérebros dos homens e das mulheres. É sabido que os homens agem com base em teorias, enquanto mulheres agem com emoção".

Mansões, champanhe, hotel e Fórmula 1: como falso bilionário mentiu por anos para tentar entrar em lista seleta

Em seu pedido público de desculpas, Hiratani afirmou que "o documento é contra os sentimentos das pessoas que criam crianças, incluindo mulheres grávidas e mães com bebês recém-nascidos, ofendendo muitas pessoas".

"O documento incluía expressões que promovem papeis fixos com base no gênero, então paramos de entregá-lo. Pedimos desculpas profundamente", acrescentou o prefeito no documento.

Até a noite de quarta-feira, a cidade havia "recebido 156 e-mails e 51 telefonemas, a maioria dos quais expressava críticas ao documento", disse Akira Takahashi, funcionário da cidade.