Esportes

África do Sul pontua pela primeira vez numa Copa do Mundo, mas valente Argentina empata e embola grupo G

Em jogaço, Kgatlana brilha nos dois gols das Banyana Banyana, mas albicelestes empatam na base do talento e do suor

Agência O Globo - 28/07/2023
África do Sul pontua pela primeira vez numa Copa do Mundo, mas valente Argentina empata e embola grupo G
Argentina e África do Sul - Foto: Reuters/Molly Darlington/direitos reservados Fonte: Agência Brasil

Após derrota para a Suécia na estreia, a África do Sul entrou em campo na noite desta quinta-feira (tarde de sexta-feira em Dunedim, na Nova Zelândia) disposta a conseguir pontuar pela primeira vez num mundial contra uma adversária mais acessível como a Argentina. Assim pensavam também também as sul-americanas, que vinham de revés para a Itália e buscavam sua primeira vitória em mundiais. Num jogo que parecia muito a favor das Banyana Banyana, as albicelestes arrancaram um empate em 2 a 2 no Forsyth Barr Stadium com muito suor — e brilho de Sophia Braun.

A lateral do Leon-MEX abriu os portões do empate já no início do segundo tempo, quando seu time perdia por 2 a 0. Um golaço de fora da área, de bate-pronto em sobra de bola, sem chances para a goleira Swart. Naquele momento, as comandadas de Germán Portanova já mostravam que a partida não estava perdida mesmo com o segundo gol das sul-africanas, de Kgatlana.

No primeiro tempo, as Banyana Banyana se impuseram fisicamente pelo meio e aproveitaram os erros das argentinas para sair em rápidos contra-ataques. O time de Desiree Ellis buscava quase sempre a rápida e ágil Kgatlana, principal destaque criativa da equipe. O primeiro gol saiu dos pés dela. Lançada pela direita, nas costas da defesa — que parou acreditando em impedimento —, a camisa 11 avançou e tocou para Motlhalo abrir o placar. O gol foi inicialmente anulado, mas checagem do VAR garantiu a legalidade da posição de Kgatlana na jogada. No fim do primeiro tempo, em jogada parecida, mas bem anulada por impedimento, Motlhalo quase devolveu o favor a Kgatlana.

Mas a camisa 11 estava imparável. Num momento em que Portanova já havia feito alterações na marcação — entraram Julieta Cruz e Romina Núñez, que seria a autora do gol do empate — e viu sua Argentina ganhar mais controle do jogo e criar mais, Kgatlana completou cruzamento de Seoposenwe para fazer o segundo, que parecia dar os números finais ao jogo.

Mas o golaço de Braun só ampliou a intensidade argentina, que martelou até achar o empate em cruzamento de Mila Rodríguez para achar Romina na área. A partir dali, o jogo virou mais vontade do que criatividade, mas seguiu com chances para as duas equipes.

No fim, quem conseguiu seu "objetivo" foi a África do Sul, que pontuou pela primeira vez numa Copa. A Argentina ainda segue em busca da vitória, mas certamente sai muito satisfeita com o empate. Um resultado que embolou o grupo G e mantém as duas (com 1 ponto) com chances de classificação independentes do resultado de Suécia x Itália, ambas com 3 pontos, que se enfrentam na madrugada deste sábado, às 4h30.