Esportes

Conheça a goleira da África do Sul que viralizou cantando no vestiário e enfrenta a Argentina nesta quinta

Andile Dlamini quase deixou o futebol por conta de complicações da Covid-19 na pandemia e é apaixonada por música desde criança

Agência O Globo - 27/07/2023
Conheça a goleira da África do Sul que viralizou cantando no vestiário e enfrenta a Argentina nesta quinta

Quando a goleira da África do Sul não está em campo, ela se dedica à música. Andile Dlamini viralizou cantando no vestiário antes da estreia contra a Suécia e tem pelo menos 10 canções gospel que são sucessos no seu país.

Dlamini adora música desde criança, uma paixão com a qual ela se reconectou quando teve Covid em 2021 e quase teve que interromper a sua carreira no futebol devido a complicações no coração. A música foi essencial para que ela se recuperasse.

— Música é vida — disse Dlamini à BBC África. — Ela conecta, motiva e cura. E que maneira maravilhosa de combinar esporte e arte. Para mim, é uma combinação perfeita.

Na época, ela achava que não tinha chances de sobreviver, e muito menos de um dia voltar a entrar em campo. Mas contra todas as chances, Dlamini se recuperou e retornou ao futebol depois de seis meses.

Dlamini joga no time sul-africano Mamelodi Sundowns, e a oportunidade de participar da primeira Champions League feminina de times africanos naquele ano também a motivou a não desistir durante a recuperação. Ela contou à BBC África que passava todos os dias pensando naquilo.

Seu time foi o vencedor, e Dlamini foi nomeada a melhor goleira do campeonato. Ela dedicou a vitória à sua mãe, que esteve ao seu lado enquanto ela estava doente.

A goleira também foi essencial para a vitória da África do Sul na Copa das Nações da África (Wafcon) Feminina em 2022, ocasião em que ela também recebeu o título de melhor goleira do campeonato. Essa foi a primeira vez na história que a África do Sul foi campeã. Até então, a seleção tinha chegado cinco vezes à final, mas perdido todas.

Este ano é a segunda vez que a África do Sul participa de uma Copa do Mundo Feminina. Nesta quinta-feira, a seleção enfrenta a Argentina às 21h (horário de Brasília).