Esportes
Esgrimista ucraniana é desclassificada após se recusar a apertar mão de adversária russa
Olha Kharlan havia vencido Anna Smirnova no Campeonato Mundial da modalidade

A ucraniana Olha Kharlan foi desclassificada por não apertar a mão de sua derrotada adversária russa Anna Smirnova no Campeonato Mundial de Esgrima nesta quinta-feira. Há quinze dias, Kharlan, quatro vezes campeã mundial de sabre, disse à AFP que não apertaria a mão de um russo se lutasse contra um.
Ela já havia se tornado a primeira atleta representando oficialmente a Ucrânia a enfrentar um adversário russo ou bielorrusso desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.
A atleta de 32 anos venceu o duelo na manhã de quinta-feira, horas depois que o Ministério dos Esportes da Ucrânia mudou sua política anterior de impedir atletas de enfrentar russos ou bielorrussos competindo como neutros.
A nova política diz que os ucranianos não podem enfrentar atletas que "representam a Federação Russa e a Bielo-Rússia". Smirnova estava competindo como neutro.
Os tenistas ucranianos jogam contra russos e bielorrussos desde a invasão, mas como indivíduos que não representam seu país. Eles também evitaram apertar a mão de seus oponentes.
"Eles estão certos em não apertar as mãos, não consigo imaginar um cenário em que o faria", disse Kharlan à AFP. "Temos frentes diferentes, também temos o esporte que é sobre a luta e a luta."
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC