Geral
Centro da Uncisal oferece testes rápidos no “Dia D” de combate às hepatites virais
Ação acontece nesta sexta-feira, de 8h às 11h, no Trapiche da Barra; haverá testes para hepatite B e C

Encerrando as ações da campanha do Julho Amarelo, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disponibiliza, nesta sexta-feira (28), testes rápidos de investigação para as hepatites B e C”. A ação acontece de 8h às 11h, na sede do CPML, no Trapiche da Barra, neste que é considerado o Dia D de combate às hepatites virais.
Serão oferecidos à população e aos servidores que procurarem pelo serviço cerca de 50 testes, distribuídos por ordem de chegada. O exame é rápido, com tempo para entrega de resultados pós-teste de até 30 minutos. Para participar, é necessário a apresentação de documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a enfermeira Laura Acioli, uma das responsáveis pela ação.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas, quando aparecem, manifestam-se na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais B e C, que são o objeto da campanha Julho Amarelo no CPML, elas podem ser transmitidas por via sexual e contato sanguíneo. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não há vacina. Já a hepatite B conta com vacina, mas a melhor forma de prevenção de ambas está associada ao uso do preservativo.
Mais lidas
-
1VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Mulher sofre mais de 60 socos do namorado em elevador e terá que passar por cirurgia
-
2EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
3EDUCAÇÃO
Uneal realiza colação de grau de 212 indígenas em momento histórico para o Brasil
-
4PATRIMÔNIO VIVO
Lourdes Monteiro, 99 anos, é homenageada em Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Palmeira dos Índios
-
5EM RECUPERAÇÃO
Irmã e cardiologista, Simonica Alves atualiza estado de saúde de empresário Sérgio Murilo após grave acidente em São Sebastião