Esportes

Quem é Anderson Polga: relembre trajetória de campeão mundial preso por não pagar pensão

Detenção ocorreu durante um encontro de ex-atletas na Arena, em Porto Alegre

Agência O Globo - 26/07/2023
Quem é Anderson Polga: relembre trajetória de campeão mundial preso por não pagar pensão

O ex-zagueiro Anderson Polga, de 44 anos, que atuou no Grêmio e fez parte do grupo pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, foi detido na noite desta terça-feira, em Porto Alegre, por falta de pagamento de pensão alimentícia. A decisão é da 5ª Vara da Família de Porto Alegre. Polga já havia sido detido no fim do ano passado em uma quadra de futebol 7, mas foi liberado após conseguir um habeas corpus.

DF: Polícia prende torcedor que fez criança simular ataque com faca contra rivais

Como foi o sétimo dia da Copa: gol olímpico, árbitra confusa e seleções classificadas

Mercado: Vasco anuncia a contratação do meia Paulinho Paula, ex-Al-Shabab

A detenção ocorreu durante um encontro de ex-atletas na Arena. Os valores da ação girariam em torno de R$ 330 mil, segundo o jornal gaúcho Zero Hora. Após ser conduzido à delegacia, ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Canoas, na Região Metropolitana.

Além do Grêmio, onde ele ficou por quatro anos, o defensor jogou no Sporting, de Portugal, por nove temporadas, e encerrou sua carreira no Corinthians, em 2012 — Polga fez parte do grupo campeão do Mundial de Clubes sobre o Chelsea.

O melhor momento da carreira do atleta ocorreu no clube gaúcho, pelo qual chegou ainda nas categorias de base, atuando como volante. Após passar pelas equipes sub-17 e sub-20, já atuando como zagueiro, ele foi integrado ao time principal em 1999, quando atuou em 10 partidas. Já no ano seguinte o jogador entrou em campo 32 vezes e marcou três gols.

As boas atuações o levaram à seleção brasileira, com a primeira convocação já em 2002, quando ele foi lembrado na lista de Luiz Felipe Scolari. Mesmo ainda muito jovem, aos 23 anos, Polga venceu a concorrência de jogadores como Luisão, Cris, Aldair e Antônio Carlos, e foi escolhido para ser o único zagueiro de ofício no banco da seleção naquela Copa — Roque Júnior, Lúcio e Edmílson eram os titulares.

Assista: 'É o Dunga!', diz morador de rua ao reconhecer ex-jogador em ação beneficente em Porto Alegre

No mundial, o zagueiro jogou duas partidas, ambas na fase de grupos: vitórias por 4 a 0 sobre a China e sobre a Costa Rica por 5 a 2. Ela voltaria a usar a amarelinha em outras três oportunidades, ainda em 2002 e no ano seguinte (somando doze partidas ao todo), quando se transferiria para o Sporting.

No time português, o jogador ficaria grande parte da sua carreira, até 2012, quando voltaria ao Brasil para atuar no Corinthians. Mesmo com poucas partidas disputadas, ele fez parte do elenco que venceu a Libertadores e o Mundial de Clubes daquele ano. O jogador, porém, se aposentaria ao final daquela temporada, aos 33 anos.