Internacional
Líder indígena Raoni é recebido por Macron na França
Presidente também se reunirá com Lula neste mês
O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia Kayapó, foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, como parte dos preparativos para um encontro sobre economia verde que será realizado em Paris no fim de junho e que contará com o mandatário Luiz Inácio Lula da Silva.
"Estamos atentos ao que nos diz o cacique Raoni, a 18 dias da Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global que o mundo precisa", escreveu Macron nas redes sociais neste domingo (4).
"Preservar as florestas tropicais, garantir o respeito aos direitos dos povos indígenas, esse é o trabalho da sua vida, sua luta pela humanidade", acrescentou.
Raoni, da região do Alto Xingu, no Mato Grosso, ganhou reconhecimento internacional por seu trabalho na defesa dos direitos dos povos indígenas e na preservação da Amazônia. Aos 93 anos, o cacique é sempre cotado como possível vencedor do Nobel da Paz.
A reunião com Macron ocorre após uma semana marcada pela aprovação no Congresso de uma medida provisória que reduziu as atribuições dos ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente, levantando protestos das comunidades originárias.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017