Brasil

Ministra Sônia Guajajara fala sobre demarcação: 'Não sairão as 14 terras na sexta. Decisões serão gradativas'

Redação 26/04/2023
Ministra Sônia Guajajara fala sobre demarcação: 'Não sairão as 14 terras na sexta. Decisões serão gradativas'


A Ministra Sônia Guajajara fez um discurso hoje à tarde (26) no acampamento Terra Livre e falou para as lideranças indígenas sobre demarcação de terras e outras temas da pauta indígena do país.

Desde o fim de semana que existe uma expectativa em vários Estados do país sobre a assinatura de homologação pelo presidente da República para a demarcação de terras para os indígenas. Em Alagoas, duas tribos, a Xucurus-kariri em Palmeira dos Índios e a Xocó-Kariri em Porto Real do Colégio podem ser as beneficiadas, caso o presidente Lula venha a assinar a demarcação.

De 14 terras reivindicadas pelo grupo de transição, antes do Governo Lula tomar posse, a Ministra disse em discurso que 11 delas estão com processos prontos, mas que não sairão todas na sexta-feira, como previsto, "para evitar uma judicialização".

"O governo só fará a demarcação quando tiver a segurança jurídica para realizar, mas até o final do ano, todas essas terras serão demarcadas", disse a ministra às lideranças indígenas que vibraram com a fala de Guajajara.

A ministra afirmou que do mesmo jeito que reivindica juntamente com as lideranças indígenas a demarcação de terras, políticos e parlamentares fazem o mesmo contra a demarcação. Em seu discurso, no final, a ministra chegou a desabafar que o "jogo é bruto!"

FORÇA PARLAMENTAR

Segundo a Ministra Sônia Guajajara, seis lideranças do MDB e PP no Congresso pediram a retirada dos processos do Ministério dos Povos Originários para o Ministério da Justiça. Guajajara diz que os pedidos eram fortes, da bancada ruralista, que solicitavam que nada fosse efetivado durante o período de acampamento.

Ela disse também que existe uma ADIM no Supremo Tribunal Federal pedindo que as portarias de demarcação permaneçam no Ministério da Justiça e que concomitantemente a esta ação, o Congresso está para votar em maio a proposta de reestruturação do governo que tem como relator o deputado alagoano Isnaldo Bulhões (MDB) que irá definir as atribuições de cada ministério. 

Veja parte do vídeo da Ministra Sônia Guajajara falando às lideranças indígenas