Internacional
Recusa de visto para jornalistas russos pelos EUA não será perdoada, diz Lavrov

O governo russo afirmou neste domingo, 23, que os Estados Unidos negaram vistos a jornalistas russos que queriam cobrir a viagem do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, a Nova York. Em resposta, Lavrov sugeriu que Moscou adotaria fortes medidas de retaliação.
Até o momento, o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou sobre o assunto. Os jornalistas russos pretendiam cobrir a presença de Lavrov nas Nações Unidas para marcar a presidência da Rússia no Conselho de Segurança.
"Um país que se autodenomina o mais forte, mais inteligente, livre e justo se acovardou e fez algo estúpido ao mostrar o que realmente valem suas garantias juramentadas sobre proteger a liberdade de expressão e o acesso à informação", disse Lavrov antes de deixar Moscou neste domingo. "Tenha certeza de que não esqueceremos e não perdoaremos", complementou.
A disputa ocorre após fortes tensões com Washington sobre a prisão no mês passado do repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, que acusa a Rússia de espionagem. Os Estados Unidos declararam que ele foi "detido injustamente".
"Enfatizo que encontraremos maneiras de responder a isso, para que os americanos se lembrem por muito tempo de não fazer isso", afirmou o vice-chanceler Sergei Ryabkov.
Muitos jornalistas ocidentais situados em Moscou deixaram o país depois que a Rússia enviou tropas para a Ucrânia. A Rússia atualmente exige que jornalistas estrangeiros renovem seus vistos e credenciamentos a cada três meses. Antes do início do confronto, a determinação era que os vistos fossem renovados uma vez por ano. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2NÓ CEGO EM PALMEIRA
Produtores rurais também prometem manifestação contra demarcação caso Lula visite Palmeira para inauguração de hospital
-
3SAÚDE PÚBLICA
Novo hospital de Palmeira dos Índios promete mil vagas na saúde, mas SESAU ainda não diz como vai contratar a poucos dias da inauguração
-
4FUTEBOL
Mayke elogia o Cruzeiro, mas exalta força do Santos: 'Nosso elenco também tem qualidade'
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos