Brasil
Mais de 100 pessoas já foram detidas por ameaças de ataques a escolas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou ne4sta quinta-feira, 13, que mais de 100 pessoas já foram presas ou apreendidas por ameaçar e planejar ataques a escolas. A fala foi dada durante apresentação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2) em Florianópolis, Santa Catarina, com a entrega de equipamentos para reforçar a segurança no estado.
"É um desafio muito grande, que transcende ainda as fronteiras nacionais. Sabemos disso", afirmou o ministro em coletiva de imprensa, citando as medidas anunciadas para responsabilizar plataformas de redes sociais pela divulgação de ameaças. "Nós já temos, a essas alturas, mais de 100 pessoas que foram ou presas ou apreendidas em razão de ameaças ou engendramento de planos contra escolas", acrescentou.
A apresentação do Pronasci no estado ocorre após o ataque que matou quatro crianças em uma creche de Blumenau, e em meio a outros ataques e ameaças por todo o país. Dino citou, inclusive, que mais uma tentativa de ataque foi registrada hoje, sem especificar onde. Em Salvador, um estudante foi apreendido com machadinha, facão e corrente na mochila dentro de uma escola.
O ministro também se solidarizou com os familiares das vítimas do ataque em Santa Catarina. "Nós compartilhamos autenticamente o sentimento de dor, de perplexidade. O sentimento que hoje, infelizmente, se alastrou para outras milhares de famílias no território nacional", disse Dino.
Medidas federais
Questionado sobre as medidas adotadas pelo governo federal para frear novos ataques, o ministro declarou que aumentou de 20 para 120 o número de profissionais do ministério dedicados a monitorar as ameaças, além de ter enviado sugestões aos governadores para fortalecer o policiamento ostensivo.
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
5CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009