Internacional
Alemanha pressiona por redução das tensões em Taiwan, em visita de ministra à China

O governo da Alemanha defendeu esforços para reduzir as tensões sobre Taiwan quando a ministra das Relações Exteriores do país, Annalena Baerbock, chegou à China, nesta quinta-feira, para reuniões oficiais após exercícios militares chineses perto do território insular autônomo.
Baerbock chegou à cidade portuária de Tianjin, no nordeste do país, para reuniões e se encontrará com seu homólogo chinês, Qin Gang, amanhã em Pequim e com o diplomata Wang Yi no sábado. Seu ministério disse que ela discutirá Taiwan, Ucrânia, direitos humanos e outras questões com autoridades chinesas.
O Partido Comunista da China enviou navios de guerra e aviões de combate para perto de Taiwan no fim de semana passado em retaliação a uma reunião entre o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, e a presidente da ilha, Tsai Ing-wen.
"Gestos militares ameaçadores" aumentam "o risco de confrontos militares não intencionais", disse um porta-voz do ministério de Baerbock, Andrea Sasse, em Berlim.
"Portanto, apelamos a todos os parceiros da região e estamos trabalhando também com nossos parceiros internacionais para contribuir para uma redução das tensões no Estreito de Taiwan", disse Sasse ontem.
Mais lidas
-
1TRAIÇÃO ANUNCIADA
Secretário Júlio Cezar revela que vai abandonar o MDB, partido que o acolheu no auge de sua crise política (VÍDEO)
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3VELÓRIO
Velório de Preta Gil reúne centenas de pessoas no Rio
-
4FUTEBOL
Danilo mostra ambição em apresentação no Botafogo e se define um 'curinga' no meio-campo
-
5DECLARAÇÕES
MC Poze se manifesta após críticas por silêncio sobre prisão de Oruam