Cidades

Olhar para o futuro: com foco no desenvolvimento em longo prazo, prefeitura lança Plano Pilar 2035

09/02/2023
Olhar para o futuro: com foco no desenvolvimento em longo prazo, prefeitura lança Plano Pilar 2035

Com o olhar voltado para o futuro, a Prefeitura do Pilar lança o projeto Pilar 2035, que vai elaborar um planejamento estratégico de longo prazo a fim de consolidar os avanços que o município vem registrando nos últimos anos e ampliá-los para as gerações do amanhã. O plano, que terá 2035 como horizonte temporal, também será um guia para que a cidade cresça de forma ordenada e sustentável diante dos novos vetores de desenvolvimento que se firmam na região.

Nos últimos anos, Pilar tem vivido uma rápida transformação a partir, principalmente, do setor de energia. Com uma das maiores reservas de gás natural do Brasil, uma unidade de processamento e o gasoduto nacional em seu território, o município caminha para se tornar um hub energético. Em paralelo, a cidade – que é referência nacional em educação e empreendedorismo – tem atraído novos negócios ao tempo que investe no empreendedorismo local.

O Plano Pilar 2035 desenhará as bases e diretrizes para que o desenvolvimento social e econômico impacte de forma positiva na configuração física da cidade – evitando os clássicos problemas que a maioria dos municípios enfrentam com a chegada do “progresso” – e para que o Município prepare a população para essa expansão.

Além disso, o projeto visa garantir que importantes políticas públicas não sofram descontinuidade com a alternância de governantes, e sigam apresentando resultados positivos em áreas fundamentais como educação, saúde, assistência social, desenvolvimento econômico e turismo. “Vamos pensar a cidade que queremos para as próximas décadas, e assegurar que os programas e ações que temos implantado possam ter continuidade independentemente das gestões futuras, fazendo valer todo o investimento dos últimos anos”, explica o prefeito do Pilar, Renato Filho.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o planejamento estratégico vai permitir a organização da memória administrativa do município e a formulação de instrumentos legais que protejam os programas e evitem a interrupção de políticas públicas essenciais, de acordo com o prefeito. “Gestão pública, na maioria das vezes, não tem resultado imediato; temos que pensar em longo prazo. Infelizmente, os gestores pensam muito em curto prazo para mostrar resultado aos eleitores e as cidades acabam não se desenvolvendo como deveriam”, pontua Renato Filho. “O Plano Pilar 2035 será um legado para as gerações futuras e para os próximos governantes”.

Advogada e técnica de carreira em planejamento por mais de 30 anos, Fátima Rezende, chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, será responsável por encabeçar os estudos e a elaboração do Plano Pilar 2035 ao longo deste ano. Em paralelo, a gestora, que já foi procuradora do município por 12 anos, vai acompanhar a execução dos programas da prefeitura, exercendo a função de governança.

“Esse planejamento estratégico vai orientar e conduzir as novas etapas que estão por vir no ciclo de desenvolvimento do Pilar. A ideia é garantir políticas públicas continuadas, que, independentemente das gestões, deem os resultados esperados, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população”, afirma Fátima Rezende.