Geral
Assistência Social faz reforma nos Cras de Maceió para garantir melhor estrutura física aos usuários


Cras Bela Vista em breve será reinaugurado. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Para melhor atender os usuários, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió estão passando por reformas e adequações. As primeiras unidades que estão passando por melhorias estruturais são os Cras Cacilda Sampaio no Vergel, Cras Bela Vista no Sítio São Jorge, Cras Pitanguinha, e o Cras Santos Dumont.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, estão sendo concluídas as obras de reforma e melhorias gerais em quatro Cras e já foi autorizado o início das reformas em mais quatro.
A grande novidade é que a população do litoral norte vai ganhar também um novo Cras que vai atender as demandas da região. O Cras ficará localizado na Rua do Asfalto, n°20, em Riacho Doce.
“Já alugamos, reformamos e estamos equipando para abrir e entregar o primeiro Cras da região norte de Maceió. Um sonho antigo, esperado pelos bairros que vai de Jacarecica a Ipioca há pelo menos 30 anos”, disse Mourinha.
O Cras Bela Vista, no São Jorge, já está perto de ser reinaugurado. A coordenadora da unidade, Paula Chaves, falou dos benefícios que a reforma do prédio trará para a comunidade.
“A reforma do Cras era extremamente necessária para acolhermos os usuários de ofertarmos os serviços com mais qualidade e segurança à população. O espaço externo também foi melhor aproveitado para realizarmos o trabalho com os grupos do Serviço de Convivência. Agora, vamos retomar as atividades com mais espaço e conforto para as crianças, adolescentes e mulheres. Ganhamos um espaço salubre e com mais conforto”, pontuou Paula.
A coordenadora do Cras Cacilda Sampaio, na Ponta Grossa, Patrícia Lima, falou da importância da reforma da unidade no bairro do Vergel, que atende entre 150 e 200 usuários por dia.
“É uma renovação na melhoria dos serviços ofertados por esta unidade tão primordial às demandas da Política da Assistência Social, dando condições aos profissionais para realizarem os atendimentos de maneira mais digna. Só fortalecerá cada vez mais a acolhida ao usuário que vem em busca dos nossos serviços”, destacou Patrícia.
O Cras Santos Dumont, do bairro Santos Dumont, também está sendo beneficiado com a reforma. “É um marco histórico, pois trabalho aqui a 12 anos e nunca passamos por uma reforma. Estamos muito felizes pois nos dará mais segurança e melhores condições de trabalho. E os usuários que acessam os nossos serviços diariamente, terão mais conforto e acessibilidade ao buscarem seus direitos”, disse Katarina Lins, coordenadora do Cras Santos Dumont.
CRAS
Os Cras são a porta de entrada da Assistência Social. No local, as famílias têm acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ao Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e gestantes, entre programas e projetos. Em Maceió, existem 16 Cras localizados nos bairros mais vulneráveis.
Os próximos Cras a serem reformados serão: o Cras Sônia Sampaio, no Jacintinho, Cras Dom Adelmo, no Vergel, Terezinha Normande, no Jacintinho e o Cras Bebedouro.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões