Política

Pesquisa IPEC aponta crescimento de Dantas e Collor na disputa pelo governo de AL

19/09/2022
Pesquisa IPEC aponta crescimento de Dantas e Collor na disputa pelo governo de AL

O IPEC divulgou nova pesquisa nesta segunda-feira (19) encomendada pela TV Gazeta. Os novos números apontam uma alteração no percentual de intenções de votos para governador em Alagoas.

Paulo Dantas tem 30%, Collor cresceu três pontos e alcança 20%; Rodrigo Cunha caiu para 20%. O ex-prefeito Rui Palmeira tem 11%.

Paulo saltou de 24% para 30% em comparação com o levantamento anterior. Faltando menos de duas semanas para a votação, todos os institutos apontam a vitória de Paulo – que também vence em todos os cenários para o segundo turno.

Os novos números mostram que a disputa pelo governo de Alagoas continua indefinida a 13 dias do pleito. A pesquisa revelou disputa acirrada pelo segundo lugar já que o senador Rodrigo Cunha (UB) perdeu um ponto e caiu para 20%. Mesma intenção de votos do senador Fernando Collor (PTB) que cresceu três pontos agora na reta final. Eles estão tecnicamente empatados. O ex-prefeito Rui Palmeira, por sua vez, perdeu quatro pontos indo de 15% para 11%.

Os candidatos Luciano Almeida (PRTB) e Professor Cicero Albuquerque (PSOL) obtiveram 1% dos consultados, mesmo percentual registrado na rodada anterior. Votos em branco ou nulos são 7% (eram 9%) e 10% os que estão indecisos (eram 12% na rodada anterior). Já o Bombeiro Luciano Fontes (PMB), que havia sido mencionado por 1% dos eleitores no primeiro levantamento não chegou agora a 1%. Votam em branco ou nulo 7% (eram 9%) e totalizam 10% os que estão indecisos (eram 12%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022, de forma presencial. Foram entrevistados 800 votantes em 35 municípios alagoanos. O levantamento tem uma margem de erro estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi solicitada pela TV Gazeta de Alagoas e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo No AL- 01435/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR-08860/2022.