Alagoas
[PORTAS FECHADAS] Nova diretoria da FECOMERCIO diz que foi impedida de assumir cargos
![[PORTAS FECHADAS] Nova diretoria da FECOMERCIO diz que foi impedida de assumir cargos](http://img.dhost.cloud/1MQcpdoO-KpxTLrne2f2a8iMNko=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/WhatsAppImage20220620at09.03.50-1.jpeg)
A nova diretoria da Fecomércio AL, empossada no sábado (18/6), comunica que está sendo impedida de assumir os cargos e, assim, iniciar as atividades relativas ao mandato de quatro anos. Nesta manhã, ao chegar na sede da entidade, localizada na Rua Professor Guedes de Miranda, 188, no bairro Farol, em Maceió, os diretores foram surpreendidos com a notícia de que teriam que aguardar uma nova ordem judicial.
O assessor jurídico da chapa eleita, Pedro Leão, explicou que a atitude da antiga gestão é ilegal e descumpre a determinação do Conselho de Representantes da Fecomercio/AL.
ELEIÇÃO
A eleição para a nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas no mês passado, na sede da entidade. A chapa “União e Progresso”, encabeçada pelo empresário Adeildo Sotero, foi eleita com cinco dos oito votos. “União e Progresso” derrotou a chapa “Unidos por Alagoas”, representada pelo atual presidente da Federação, Gilton Lima. União e Progresso conta com o apoio incondicional das entidades de classe empresarial alagoana.
Para os integrantes da chapa “União e Progresso”, o percurso traçado que levou ao resultado da eleição, representa a vitória da democracia. “A eleição foi legítima e o nosso propósito é fazer um trabalho focado de representação e contribuir para a solidez dos nossos braços operacionais, o Sesc e o Senac. E agindo com transparência e respeito para com os nossos pares, funcionários e toda cadeia de relacionamento do Sistema Comércio”, afirmou o candidato eleito.
Sobre o presidente
Natural de Branquinha, Alagoas, nascido em julho de 1948, Adeildo Sotero é casado, empresário do comércio, técnico em contabilidade e atuou politicamente nas esferas executiva e legislativa. Ainda jovem, mudou-se para o município de União dos Palmares, onde fixou moradia e construiu sua vida profissional. Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de União dos Palmares (Sindilojas União), desde 2001; vice-presidente financeiro da Fecomércio, desde 2014; e conselheiro do Sesc e do Senac, desde 2006.
Na política, Sotero foi vice-prefeito, por dois mandatos, de União dos Palmares, município conhecido pela Serra da Barriga, símbolo de luta e resistência negra tendo como protagonista Zumbi dos Palmares. Também por dois mandatos, foi eleito vereador, inclusive assumiu a presidência da Câmara Municipal. Além da atuação empresarial e política, Sotero foi juiz classista de 1989 a 2002.
Nota
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio de sua assessoria jurídica, emitiu uma nota sobre a denúncia de que a nova diretoria estaria acusado o ex-presidente da Fecomércio a negar transmissão de cargos.
Segundo a Fecomércio, a eleição da entidade está sub judice. Diante disso, as duas chapas que concorreram ao processo eleitoral da entidade estão, neste momento, impossibilitadas de tomar posse até que, conforme determinação judicial recebida pela Federação, uma reunião do Conselho de Representantes da Fecomércio AL julgue o mérito da questão.
A reunião foi iniciada na última sexta-feira (17), mas foi suspensa por 24 horas para que os representantes das duas chapas inscritas pudessem se adequar. Nesta segunda-feira (20), a reunião foi retomada e está em curso neste exato momento.
A assessoria jurídica da entidade reitera que a posse oficial da nova diretoria da Fecomércio AL só poderá ser realizada após o julgamento do mérito da questão na reunião do Conselho de Representantes, conforme determinação judicial. E esclarece ainda que, conforme consta no estatuto da entidade, o mandato da atual diretoria continua vigente até que ocorra a investidura dos novos membros, que, por sua vez, só poderá ser efetivada após a reunião mencionada. Assim que houver uma decisão oficial, será comunicada publicamente.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA