Alagoas
CEAS Alagoas promove regionalizadas em todo o Estado durante mês de junho


Regionalizada do CEAS/AL na cidade de Piranhas, Alto Sertão alagoano. Foto: Ascom Seades
O Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (CEAS/AL) promoverá reuniões técnicas em todas as nove regiões do Estado ao longo do mês de junho. O início dos eventos ocorreu nesta quarta-feira (1º), no município de Piranhas, no Alto Sertão Alagoano, com a presença de representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social de todas as cidades da região. O evento trouxe orientações técnicas, capacitações e realizou levantamento de dados.
A presidente do CEAS/AL, Daniella Gazzaneo, explicou a importância da realização das regionalizadas. “O Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas está promovendo o primeiro ciclo de capacitação regionalizada junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social. O maior objetivo da nossa ação, além da capacitação, de tratar do papel dos conselhos estadual e municipal, é fazer o levantamento de dados sobre a necessidade de cada conselho municipal, identificar o tipo de capacitação necessária e, principalmente, esclarecer o papel dos conselhos dentro da política pública”, esclareceu.
Além da presença da presidente do CEAS/AL, a ação conta com a participação da técnica do Conselho Municipal de Assistência Social do município de Maceió, Maria Goretti Bastos Silva, que trata do Controle Social da Política Municipal de Assistência Social. Na programação, estão incluídas apresentações e debates, destinados aos presidentes, conselheiros e secretários-executivos dos conselhos municipais.
O Estado de Alagoas tem Conselhos Estaduais de Assistência Social nos 102 municípios. Nos encontros, serão discutidos a operacionalização dos conselhos, a legislação específica, a regularidade e continuidade nas ações da Política de Assistência Social, o calendário efetivo das reuniões ordinárias, o cumprimento de regimento interno, o levantamento das principais demandas e dúvidas acerca da dinâmica diária dos conselhos municipais e os temas e trabalhos das comissões.
Conforme as competências definidas da Lei nº 8.187/2019, que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social no Estado de Alagoas, compete ao CEAS/AL realizar “reuniões ampliadas e descentralizadas com os CMAS e demais atores da rede socioassistencial”. Um dos papéis do CEAS/AL é prestar assessoria aos conselhos municipais, mediante reuniões técnicas que visem tratar das competência dos conselhos estadual e municipal.
O evento segue ao longo do mês de junho. Na quinta-feira (2), o encontro ocorrerá no município de Jacaré dos Homens, no Médio Sertão alagoano, com convite destinado aos representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social de todas as cidades da região.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios